texto

O Ensino Fundamental revela ao estudante um novo e atraente universo de saberes, que se abre graças à conquista da leitura e da escrita. Progressivamente, o aluno entra em contato com novos conteúdos. O repertório se amplia à medida que são introduzidas as diferentes disciplinas no Fundamental I e, posteriormente, no Fundamental II.

Os conteúdos são abordados durante as aulas, cada uma delas especialmente planejada, com objetivos claros e estratégias definidas. São realizadas saídas pedagógicas e estudos de meio com o intuito de ampliar a aprendizagem dos alunos a partir da pesquisa de campo, que possibilita o desenvolvimento do observar, registrar, entrevistar, sentir e, no aspecto interpessoal, há o aprofundamento das amizades entre os colegas da turma e, também, com os professores.

Buscamos integrar ao dia a dia da escola conceitos de ética, cidadania e valores, como a responsabilidade social e ambiental. A partir do 1º ano, os alunos fazem parte do Núcleo Ecológico, que discute temas ligados ao meio ambiente, e participam de ações práticas no cotidiano da comunidade escolar.

No âmbito social, desenvolvemos o projeto de Voluntariado e os alunos do Ensino Fundamental II iniciam a sua participação espontânea, através de oficinas e aulas para crianças socioeconomicamente carentes que moram no entorno das unidades.

O currículo do segmento é amplo e desenvolvido em um quadro horário diferenciado e estendido. As famílias podem optar pelo período regular, pela manhã ou à tarde. Do 1º ao 5º ano, há o período integral.

Merecem destaque também as Assembleias de Classe, em que os alunos debatem diversos assuntos do seu dia a dia. Os representantes de cada turma se reúnem com os coordenadores e a direção para discutir temas de interesse e tomar decisões em conjunto, desenvolvendo, assim, a cidadania.

Neste segmento, temos a disciplina de Formação Social, na qual importantes habilidades são desenvolvidas, como, por exemplo, resiliência, empatia, persistência e aprender a trabalhar em equipe, dentre outras. Essas habilidades, conhecidas como socioemocionais, fazem parte de um dos valores que sustentam todas as nossas ações: a formação do indivíduo.

• Alphaville

• - Av. Pentágono, 1000