Não basta ser pai, tem que ser mais!

 

A paternidade passou por uma evolução muito significativa nos últimos tempos. Os pais ganharam atributos que, antes, eram privilégio das mães.

Na maioria dos casos, tanto o pai como a mãe trabalham fora de casa, e nada mais justo que as tarefas relativas aos filhos, que antes eram realizadas apenas pela mãe, sejam compartilhadas pelos dois. 

Com a maior proximidade dos filhos, o papel do pai passou a ter uma nova configuração. Ele, que antes, como provedor, tinha poucos momentos de contato com as crianças, passou a acompanhar com mais intimidade a vidinha delas.

Não há dúvidas de que temos muitos ganhos com essa nova relação, tanto para os pais como para as crianças. A maior aproximação da figura paterna proporciona um campo novo para o desenvolvimento da personalidade dos pequenos, que passam a ter novos referenciais com os quais constituem com mais riqueza sua forma de ser no mundo. Por outro lado, os pais se enriqueceram, desenvolvendo aspectos antes adormecidos em sua alma masculina, forjada  em um mundo mais machista. Destaco, de forma especial,a possibilidade de exercer a sua sensibilidade de maneira mais tranquila e natural.

Houve um fato muito interessante aqui no Colégio Pentágono. Alguns homens solicitaram à Direção da escola que, na comemoração do Dia dos Pais, fosse incluída a homenagem em que as crianças cantam músicas dedicadas a eles, o que só acontecia na comemoração do Dia das Mães. O mais interessante foi a justificativa que eles deram: “Também merecemos nos emocionar e chorar como as mães”. O pedido foi atendido e muitos deles se derretem até as lágrimas com a cantoria dos filhotes. Coisa boa de se ver! Nada de “homem não chora”! Viva a saúde mental! 

Heloísa Porto Alegre
Orientadora Educacional
Colégio Pentágono

  • Alphaville

    • - Av. Pentágono, 1000
      Tel.: (11) 4622-7722
  • Morumbi

    • - Rua Cidade do Rio Pardo, 241
      Tel.: (11) 3747-6277
  • Perdizes

    • - Educação Infantil: Rua Bartira, 373
      Tel.: (11) 3865-3988
    • - Ensino Fundamental e Médio: Rua Caiubi, 126
      Tel.: (11) 3874-6233