Home / Blog / Novos Finais para os Contos de Fadas
14/01/2015

Novos Finais para os Contos de Fadas

Durante o segundo semestre de 2014, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I do Colégio Pentágono trabalharam com o livro paradidático “O Carteiro Chegou”, que menciona, no decorrer da história, vários contos de fadas conhecidos pelas crianças.

A turma de Alphaville, após a leitura semanal em sala de aula, foi estimulada a inventar um novo final para as tão conhecidas histórias de João e o Pé de Feijão, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho e João e Maria, criando, assim, “finais alternativos”.

O projeto tinha como objetivo fazer com que os alunos criassem um texto coletivo sem a preocupação com a escrita propriamente dita. Esta tarefa ficou a cargo da professora que, utilizando a lousa digital, fez com que as crianças se apropriassem da formatação geral de um texto, usando o Word.

Depois de várias semanas, algumas crianças receberam parágrafos para treinarem a leitura em casa e, outras ficaram com a tarefa de fazer as ilustrações.

No laboratório de informática, os grupos gravaram a locução dos textos e escanearam as imagens que comporiam os livros virtuais, produto final deste projeto.

Para ver e ouvir as histórias, acesse os vídeos.

Chapeuzinho Vermelho

Cinderela