Colégio Pentágono associa-se à UNESCO

A partir de 2015, o Colégio Pentágono se torna uma escola associada à UNESCO

 

É com muita satisfação e orgulho que o Colégio Pentágono anuncia essa novidade. Devido ao fato de nossos objetivos e valores estarem em sincronia com as propostas educacionais da UNESCO, fomos aceitos como Escola Associada da Instituição. Essa conquista reafirma nosso compromisso de promover e compartilhar uma educação de qualidade em prol da paz, da liberdade, da justiça e do desenvolvimento sustentável.

Por esse motivo, a partir de 2015, o Colégio Pentágono reforça no planejamento de todas as séries diversos temas provenientes das definições da Organização das Nações Unidas – ONU. Esses temas estão baseados nos chamados Anos Internacionais.

 

O tema escolhido para 2015 é o  Ano Internacional da Luz

Seguindo a orientação da sede do Programa em Paris, as Escolas Associadas devem realizar projetos envolvendo o tema de 2015: Ano Internacional da Luz.

A luz desempenha um papel vital na atualidade e possui um efeito direto na melhoria da qualidade de vida em nível mundial. Nesse sentido, a meta das Escolas Associadas em 2015 é desenvolver projetos que abranjam as Tecnologias Baseadas na Luz, aliadas à Aprendizagem Intercultural, Paz e Direitos Humanos, Educação para o desenvolvimento Sustentável e Desafios Globais e o papel das Nações Unidas.

Com base no tema de 2015, as Escolas Associadas poderão realizar projetos que envolvam os seguintes eixos:

Aprendizagem intercultural: ou seja, propostas que estimulem o reconhecimento de outras culturas e coloquem os nossos alunos frente aos desafios da globalização.

Paz e Direitos Humanos: uma das finalidades centrais que marcam o PEA desde sua criação é o tema da cultura da paz e da defesa dos Direitos Humanos. Esse tópico não deve ser esquecido pelas escolas.

Educação para o Desenvolvimento Sustentável: esta é a grande questão do planeta, que passa por todas as áreas do conhecimento e coloca em xeque os valores da civilização.

Prioridades das Nações Unidas: ou seja, projetos que mostrem aos alunos, professores e à comunidade o conjunto de temas que justificam a existência das Nações Unidas e expliquem o funcionamento da ONU e da UNESCO.

 

Conheça mais sobre as responsabilidades de ser uma Escola Associada à UNESCO:

PERFIL DE UMA ESCOLA ASSOCIADA

1. MISSÃO ÉTICA tendo o compromisso primordial de diminuir a descontinuidade existente entre a realidade do que acontece no mundo com o que é ensinado nas escolas. Os grandes desafios que afrontam a humanidade devem estar presentes na sala de aula como, por exemplo, a deterioração do meio ambiente, os conflitos étnicos, a enorme diferença entre ricos e pobres, a crise dos valores morais, a discriminação, etc.

2. ENFOQUE INTERDISCIPLINAR E TRANSVERSAL no tratamento dado aos temas curriculares educacionais, considerando as peculiaridades locais, além de sempre aplicar na ação educativa o conhecido lema “Pensar globalmente e agir localmente“. Com isso, desenvolver o Currículo Pleno das áreas do saber com abordagens inovadoras, centrando a ação educativa nos temas mundiais prioritários e, a partir disso, usar conteúdos específicos como meios e recursos de aprendizagem.

3. CENTROS PILOTOS que se comprometam a direcionar um foco pragmático comum no que se refere à “Educação para uma Cultura de Paz”. O objetivo é a difusão, produzindo um efeito multiplicador que cria e compartilha práticas inovadoras.

4. METODOLOGIA BASEADA NA PARTICIPAÇÃO ATIVA E NA DIMENSÃO SÓCIO-AFETIVA centrada no protagonismo do aluno, proporcionando experiências, atividades e ações que instiguem e desenvolvam seu espírito crítico e criativo. Aplicação de estratégias que promovam o cultivo de técnicas e procedimentos que conduzam à construção de habilidades e competências pessoais para a resolução pacífica de conflitos da vivência cotidiana.

5. DESENVOLVER, ADAPTAR E GERENCIAR A APLICAÇÃO de procedimentos e materiais instrucionais inovadores e criativos, de elevado conteúdo qualitativo, explorando meios de utilizá-los em caráter mais geral e amplo, para que seus efeitos atinjam toda a comunidade educativa do país, além da própria Rede PEA.

 

PRIORIDADES DAS ESCOLAS ASSOCIADAS

As prioridades apontadas pela UNESCO são incorporadas pelas escolas da Rede PEA e se constituem em temas de aprofundamento de estudo, campanhas educativas e celebração de dias e anos internacionais. Correspondem a elementos catalisadores e facilitadores na operacionalização do Currículo Pleno nas escolas, que são os verdadeiros fios condutores do desenvolvimento do trabalho educacional.

Esses objetivos se expressam por meio de quatro âmbitos: os projetos emblemáticos, as campanhas de sensibilização e mobilização em torno de temas específicos, a celebração de dias e anos internacionais e a produção de materiais didáticos e métodos inovadores. Portanto, é um trabalho que transforma as Escolas Associadas em verdadeiros laboratórios pedagógicos.

 

OBJETIVOS DA REDE PEA

Fortalecer a Rede Mundial das escolas comprometidas com a melhoria da qualidade global da Educação, em apoio ao EPT – Educação para Todos – Dakar;

Centrar-se em promover a qualidade da Educação como um direito de todos os aprendizes, enfatizando as dimensões de qualidade que são inerentes ao mandato da UNESCO;

Reforçar, dimensionar, otimizar e compartilhar práticas educativas exemplares sob a ótica dos novos paradigmas da educação;

Promover expressão local como farol dos ideais da UNESCO, especialmente o de aprender a conviver em paz e harmonia;

Contribuir para o desenvolvimento sustentável sócio-econômico-cultural, com atenção especial para as questões relevantes do século 21;

Dinamizar o grande potencial da Tecnologia da Informação e da Comunicação  – TICs – , como recurso, ferramenta de mudança para melhorias na qualidade do ensino, além de potente instrumento integrador da Rede PEA-UNESCO.

 

Saiba mais:
www.unesco.org/
www.peaunesco.org.br