23/03/2015

Profissionais do Futuro

Cinema Transcendental

A proposta do curso é incentivar a percepção de que o cinema é uma potente arte ficcional, a qual dialoga todo o tempo com questões sociais, econômicas, políticas, religiosas e culturais.

Com duração de um ano, o curso faz uma travessia pelas obras de importantes diretores da história do cinema, tais como Alfred Hitchcock, Federico Fellini, Luis Buñuel, Stanley Kubrick, Woody Allen, Ingmar Bergman, Krzysztof Kieslowski, Andrei Tarkovski, François Truffaut, Jean-Luc Godard, Quentin Tarantino, Glauber Rocha, Arnaldo Jabor e Eduardo Coutinho, entre outros, muitos deles exigidos por vestibulares, como a FGV e a Fundação Cásper Líbero.

Além da rica experiência promovida, o curso é uma importante ferramenta para ampliar todo um repertório cultural, essencial para redigir, com riqueza de argumentações, muitas das redações às quais os alunos serão submetidos. Procurará sempre as práticas interdisciplinares, dialogando com os cursos de Sociologia, de Filosofia, de História, de Geografia e de Atualidades.

Público: Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Vagas: Mínimo de oito e máximo de 15 alunos
Duração: Oito módulos (cada um com 90 minutos)
Matrícula: Na Tesouraria da unidade

*Para mais informações, entre em contato com a Secretaria da unidade.

Robótica

A proposta do curso de Robótica está voltada para a construção de estruturas e de equipamentos mecatrônicos e, também, para o controle de máquinas por meio do computador.
Um dos diferenciais desse curso é a introdução dos conceitos lógicos de programação por meio do Scratch, um software open source de simples manipulação e que utiliza a metodologia de programação gráfica, também conhecida por programação em blocos iconizados.

Outro ponto forte é a utilização do Arduino, uma plataforma baseada em softwares e hardwares livres, que permite, via porta USB, o controle e a automação de diversos dispositivos eletrônicos, tais como LEDs, motores e eletrodomésticos, e também possibilita a comunicação com computadores e smartphones de forma mais simples, versátil e menos onerosa que outras plataformas construídas para microcontroladores.

O curso tem como objetivos:

• Possibilitar a vivência em situações de aprendizagem, que irão requerer do estudante a utilização de suas habilidades e a capacidade de improvisação e criatividade, bem como o espírito de equipe e o respeito à coletividade;
  • Contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico;
  • Introduzir a lógica de programação;
  • Aprender e compreender, de modo diferenciado, os conceitos e as explicações dos fenômenos naturais e sociais, adquiridos ao longo da vida escolar.

Público: Alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Vagas: Mínimo de oito e máximo de 15 alunos
Duração: Ensino Fundamental II: Dez módulos (cada um com 90 minutos)
Ensino Médio: Oito módulos (cada um com 90 minutos)
Matrícula: Na Tesouraria da unidade

*Para mais informações, entre em contato com a Secretaria da unidade.