Dica da Biblioteca – Fevereiro/2016

A cidade do sol, de Khaled Hosseini

Do mesmo autor do best seller “O Caçador de Pipas”, Khaled Hosseini volta a escrever sobre as terras do Afeganistão, só que dessa vez ele explora um dos lados mais esquecido desse país: as mulheres.

Mariam tem 33 anos. Sua mãe morreu quando ela tinha 15 anos e Jalil, o homem que deveria ser seu pai, deu-a em casamento a Rasheed, um sapateiro de 45 anos. Ela sempre soube que o seu destino era servir o seu marido e dar-lhe muitos filhos. Mas as pessoas não controlam os seus destinos.

Laila tem 14 anos. É filha de um professor que sempre diz: ‘Você pode ser tudo o que quiser.’ Ela vai à escola todos os dias, é considerada uma das melhores alunas do colégio e sempre soube que o seu destino era muito maior do que casar e ter filhos. Mas as pessoas não controlam os seus destinos.

Confrontadas pela História, o que parecia impossível acontece: Mariam e Laila se encontram, absolutamente sós.

E, a partir desse momento, embora a História continue a decidir os seus destinos, uma outra história começa a ser contada: aquela que ensina que nós fazemos parte do ‘todo humano’, somos iguais na diferença, com os nossos pensamentos, sentimentos e mistérios.