02/02/2016

Você sabia? – UNESCO

UNESCO 2016

Desde o ano passado somos uma escola associada à UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Fomos aceitos por nossos objetivos e valores estarem de acordo com as propostas educacionais da entidade, reafirmando o nosso compromisso de promover e compartilhar uma educação de qualidade em prol da paz, da liberdade, da justiça e do desenvolvimento sustentável.

Desde então, como uma escola associada, reforçamos para o nosso planejamento em todas as séries diversos temas transversais em torno de importantes abordagens, advindas das definições da Organização das Nações Unidas – ONU, através dos chamados Anos Internacionais.

Para 2016, a UNESCO determinou dois temas para serem trabalhados nas escolas associadas. O primeiro deles é o “Ano Internacional das Leguminosas”, que tem como principal objetivo conscientizar sobre a importância desses alimentos, como estes contribuem para a nossa saúde e nutrição, pensando sempre na segurança alimentar e na sustentabilidade ambiental.

O segundo é o “Ano Internacional do Entendimento Global”. Com esse tema, a UNESCO pretende contribuir para a consolidação da paz, a erradicação da pobreza, o desenvolvimento sustentável e o diálogo intercultural através da educação, das ciências, da cultura, da comunicação e da informação.

Pretendemos trabalhar com os nossos alunos diversos pontos que permeiam esses assuntos, mostrando o quanto é essencial cuidar do nosso planeta, o quanto a natureza precisa ser preservada e que, quando cuidamos juntos, o resultado é sempre melhor.