26/02/2016

Aprendendo com o carnaval

Nas aulas de Música da Educação Infantil, o Carnaval foi trabalhado como uma importante manifestação da cultura popular.

Os alunos experimentaram máscaras e conheceram os primórdios da festa, a partir de um vídeo que mostrava a beleza das máscaras e fantasias do Carnaval de Veneza.

Por ser uma festa popular, este é comemorado de formas diferentes pelo Brasil afora. Vídeos que mostravam os bonecos gigantes do Carnaval de Olinda, os trios elétricos da Bahia e o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo também foram exibidos aos alunos.

Entre os ritmos, os estudantes viram a importância das marchinhas. Cantaram “Pirata da perna de pau” e “Jardineira” e assistiram a um vídeo de 1959, que apresentava um antigo baile de salão.

Os alunos do G5 aprenderam o que é um samba enredo e conheceram alguns instrumentos que fazem parte de uma bateria de Escola de Samba, a partir de um vídeo em que eles se apresentavam individualmente.

No final, todos caíram na folia, fantasiados, dançando em um autêntico baile de Carnaval.

O Ensino Fundamental I também aproveitou o Carnaval, transformando-o em uma grande fonte de estudos sobre os nossos costumes e tradições:

1º ano: Os alunos assistiram a um vídeo da dupla “Palavra Cantada” sobre os instrumentos de uma Escola de Samba, aprenderam sobre esses instrumentos e, depois, montaram um bloco de Carnaval, utilizando os instrumentos musicais da sala de música, ao som de várias marchinhas;

2º ano: Estudaram a biografia de Chiquinha Gonzaga e também montaram um bloco de Carnaval com os instrumentos da sala de aula, ao som de marchinhas;

3º ano: Conheceram a biografia de Jararaca e Vicente Paiva (compositores de marchinhas) e também tiveram a oportunidade de montar os blocos de Carnaval, igual ao 1º e 2º anos;

4º ano: Estudaram a biografia de Braguinha, o maior compositor de marchinhas de Carnaval de todos os tempos;

5º ano: Aprenderam como é a estrutura de uma Escola de Samba, nos aspectos musical e visual, e, também, conheceram as diferentes manifestações musicais do Carnaval brasileiro (frevo, axé, maracatu, samba etc.).

Confira as fotos!