Planeta Saudável – Abril 2016

Alimentos que aumentam a imunidade

 

Em tempos de viroses ou doenças bacterianas que acometem a população e, principalmente, as nossas crianças, a alimentação saudável é fundamental para prevenir e até mesmo nos fortalecer para que possamos enfrentar essas epidemias de maneira mais equilibrada e sem efeitos colaterais desastrosos.

Precisamos ter o nosso sistema imunológico saudável, e a alimentação rica em vitaminas e sais minerais ajudará a mantê-lo fortalecido. Frutas, sementes e peixes, por exemplo, ajudam a melhorar as defesas do corpo e a combater essas viroses.

Os alimentos que aumentam a imunidade e devem fazer parte de nossa alimentação diária são:

  • Vegetais – Como brócolis, couve , espinafre, feijão, cogumelo , que apresentam ácido fólico. O nutriente auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.
  • Ômega3 –  Presente, por exemplo, no azeite e no salmão, auxilia as artérias a permanecerem longe de inflamações, melhorando a imunidade do corpo.
  • Tomate – Rico em licopeno, o tomate é forte aliado para combater doenças cardiovasculares, removendo radicais livres do organismo.
  • Oleaginosas – Noz, castanha, amêndoa e óleos vegetais (de girassol, gérmem de trigo, milho e canola) são ricos em vitamina E. Ela é benéfica, principalmente para os idosos, agindo no combate à diminuição da atividade imunológica por conta da idade.
  • Gengibre – Rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida, vai além de ajudar a tratar inflamações na garganta e auxilia nas defesas do organismo.
  • Antioxidantes – A castanha-do-pará e os cogumelos (champignon) contêm selênio, um forte antioxidante que combate os radicais livres, melhorando a imunidade do corpo e acelerando a cicatrização do organismo.
  • Alimentos ricos em zinco – Carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico) são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico.
  • Frutas cítricas – Tais como laranja, acerola, kiwi, tomate, além de pimentão verde e vermelho são ricos em vitamina C, antioxidante que aumenta a resistência do organismo.

 

Por Liliana Lopuff
Nutricionista, Colégio Pentágono – Unidade Perdizes

 

Confira algumas opções de lanches saudáveis recomendadas pela nossa nutricionista