Planeta Saudável – Maio 2016

2016 – Ano Internacional das Leguminosas

 

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – FAO, lançou, oficialmente, 2016 como sendo o Ano Internacional das Leguminosas.

As leguminosas são grãos produzidos em vagens como feijões, lentilha, grão-de-bico, soja, ervilha, fava e amendoim, sendo uma excelente fonte de nutrientes para o organismo. Alimentos ricos em proteínas, minerais, ferro, zinco, cálcio, fósforo potássio, vitaminas do complexo B (em especial, a B1), ácido fólico e cálcio, apresentam pouca quantidade de sódio. Além disso, possuem fibras solúveis e insolúveis, que ajudam no trabalho intestinal e contribuem para o controle dos níveis de colesterol no sangue.

O uso das leguminosas é muito antigo. Os asiáticos já consumiam a soja há séculos em suas sopas, e os feijões eram utilizados pelos astecas, incas e maias. A lentilha é a leguminosa mais antiga consumida pelos povos da região Mediterrânea
São fáceis de encontrar, têm preço acessível e devem fazer parte diariamente do nosso cardápio. De acordo com a pirâmide alimentar, devemos comer uma porção deste grupo alimentar todos os dias. São alimentos muito versáteis e é possível variar bastante os tipos de preparações: caldos, saladas, sopas, aperitivos, doces e outros.

 

Conheça as leguminosas:

  1. Feijões: ricos em ferro, cálcio, magnésio, fibras, vitaminas do complexo B e proteínas. Há muitos tipos de feijões, entre eles podemos citar: feijão-de-corda, feijão preto, roxinho, rosinha, branco, mulatinho, verde etc.
  2. Soja: fornece proteínas, fibras, vitamina K, cálcio, ferro, fósforo, magnésio e zinco para o organismo.
  3. Grão-de-bico: fonte de proteínas, fibras e minerais como ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitaminas do complexo B.
  4. Lentilha: contém fibras solúveis e insolúveis, proteínas, magnésio, ferro e vitaminas do complexo B.
  5. Amendoim: ferro, zinco e potássio são alguns dos sais minerais presentes nessa leguminosa, assim como vitaminas do complexo B.
  6. Tremoços: têm um alto teor protéico, além de conter fósforo, ferro, potássio, cálcio e vitaminas E e B.
  7. Ervilha: grande quantidade de vitaminas do complexo B, de fibras e de minerais como fósforo, ferro, potássio e zinco.

 

Por Mirella Pinheiro
Nutricionista, Colégio Pentágono – Unidade Morumbi

Confira algumas opções de lanches saudáveis recomendadas pela nossa nutricionista