Dica do Planeta – Cuidados com a pele no inverno

Cuidados com a pele no inverno

A chegada do inverno pede cuidados especiais com a pele. É possível passar pelas baixas temperaturas sem sofrer com ressecamentos, descamações ou tendo que abrir mão de um banho quente. Devemos aproveitar a estação para tratar e proteger a pele, os cabelos, as mãos e os pés.

No inverno, a produção de suor diminui e o corpo deixa de contar com esta alternativa de hidratação, tornando importante o uso de hidratantes específicos para proteger a pele. Nessa época do ano, a pele necessita de mais hidratantes, sabonetes mais suaves e cremes com maior poder de lubrificação e proteção. E os lábios também precisam de um hidratante, para evitar que rachem.

Antes de sair pensando em qual produto utilizar no inverno, é importante saber que beber bastante água e comer frutas e verduras sempre ajuda. Alimentos ricos em ômega-3, como os peixes, têm o poder de suavizar o ressecamento da pele, e vitaminas como A e E, encontradas em algumas hortaliças e frutas, são ótimas soluções para a pele seca já escamada. Mas, claro, alguns produtos podem ajudar.

 

Seguem algumas dicas:

1. Use um bom protetor labial – a pele do lábio costuma ressecar muito nesse período.

2. Não abuse de banhos muito quentes e demorados. Eles também fazem com que a pele fique mais ressecada, o que vai piorar a ação do frio.

3. Use cremes hidratantes, de preferência, logo após o banho. Dê atenção a partes mais ásperas do corpo, como cotovelos, calcanhares e joelhos. Use, também, produtos específicos para o rosto.

4. Como dissemos, o tempo seco é o grande vilão dessa história toda. Para manter o ambiente mais úmido, uma bacia ou um balde com água podem ser usados no lugar de um vaporizador.

5. Aquela história dos dois litros de água diariamente não é só indicação para o verão, é para todas as estações. No inverno, a água também ajuda a hidratar e evitar todos esses problemas causados pela baixa temperatura.

6. E, claro, aproveite o tempo frio e faça alguns tratamentos estéticos que só podem ser feitos nessa época. Lasers e peelings são mais indicados no inverno.

7. Procure sempre o seu dermatologista.

 

Dra. Kátia Volpe
Dermatologista e parceira do Clube de Benefícios do Pentágono

 

Conheça nosso Clube de Benefícios