Bate-Bola com o Planeta – Alaís Dias
Coral Pentágono – 25 anos cantando e encantando!

 

No Bate-Bola com o Planeta desse mês, conversamos com Alaís Dias, regente do Coral Pentágono, que conta com 90 coralistas e, este ano, comemora 25 anos de existência, sendo destaque por onde passa, proporcionando momentos inesquecíveis com boa música e muita confraternização.

Confira!


Colégio Pentágono: Como foi a repercussão da última apresentação, em Serra Negra?

Alaís Dias: Fomos muito bem recebidos. As famílias dos coralistas, bem como a plateia ali presente, ficaram maravilhadas com os nossos pequenos cantores e com o empenho e profissionalismo de todos os envolvidos no evento. A presença de pais e familiares foi grande, todos orgulhosos ao ver seus filhos, netos e sobrinhos empolgados e exuberantes a cada música cantada pelo grupo.
Ao final, fomos convidados pela Secretaria da Cultura de Serra Negra para cantarmos no Festival de Inverno de 2017.

 

CP: Em 2016, o Coral Pentágono comemora 25 anos de existência. Como foi a evolução durante todo esse período?

AD: Desde que iniciamos o Coral, em 1991, o processo de evolução foi gradativamente reconhecido por todos de nossa escola. Com muita dedicação e esforço, hoje temos seis CDs gravados, disponíveis para compra nas lojas de uniformes das unidades.
O Coral Pentágono foi selecionado entre dezenas de corais do Brasil para participar dos três Festivais Nacional de Corais Infanto-Juvenil, que foram realizados em 2002 e 2004, na Sala São Paulo, e em 2003, no Memorial da América Latina, denotando a qualidade do trabalho realizado. Também participamos de inúmeros programas de televisão, eventos, festivais e encontros de corais.

 

CP: Como você escolhe as músicas que serão cantadas pelos alunos? Eles contribuem de alguma maneira nessa escolha?

AD: Procuro escolher um repertório diversificado, contendo músicas populares e folclóricas brasileiras, músicas estrangeiras e eruditas. Normalmente, os alunos contribuem na escolha do repertório, procuro sempre colocar também suas escolhas.

 

CP: O Coral Pentágono já participou de diversas apresentações internacionais. Esse ano, estará na Disney. Qual a importância de apresentações como essas?

AD: Como uma das propostas de nossa escola é transformar o aluno em cidadão do mundo, esta relação com múltiplos cenários propiciam a nossos alunos o crescimento nesta possibilidade de uma visão global. Participamos do National Children’s Choir at Carnagie Hall em Nova Iorque, em 2013, e do evento Passion of Italy – Roma, em 2015. Em outubro de 2016, o Coral se apresentará no evento Performing Arts, em Orlando, na Disney.

 

CP: A que atribui o sucesso do Coral Pentágono?

AD: A um trabalho de excelência por parte de todos os integrantes, uma efetiva parceria de todos os pais dos coralistas, que não medem esforços para contribuir com o bom andamento e o sucesso do grupo.

 

CP: Quais habilidades e competências os alunos desenvolvem?

AD: Além da formação de repertório, no coral desenvolvemos a técnica vocal através de exercícios de respiração, aquecimento e dicção, trabalhamos a expressão corporal, dinâmicas de grupo e relaxamento, ampliando, assim, a sensibilidade, a sociabilidade e a criatividade.É notória a evolução dos alunos nos quesitos sociabilidade, capacidade de integração a grupos, visão cultural e autoestima.

 

CP: O que o Coral fará para celebrar os seus 25 anos?

AD: Estamos nos programando para realizar várias apresentações em comemoração aos 25 anos, como aconteceu em Serra Negra. O projeto Performing Art, onde o coral se apresentará entre os dias 07 e 16 de outubro, em Orlando – Disney, e um grande espetáculo no dia 1º de novembro, no Teatro Tuca, além do Festival de Natal de Campos do Jordão.

 

Para fazer parte do Coral Pentágono, entre em contato com a Secretaria da unidade