Dica de Leitura – Junho/2016

G5

João esperto leva o presente certo
Autor: Candace Fleming
Editora: Farol, 2011

João Esperto foi convidado para a festa da princesa e não tem dinheiro para comprar o presente.Resolve, então, produzir um com muito esforço e imaginação, preparando um incrementado bolo de duas camadas, coberto com glacê bem doce, rodeado com dez velinhas azuis e, ao centro, no lugar de honra, o mais vermelho, doce e saboroso morango de todo o reino!

Feliz da vida com sua criação, João segue em direção ao castelo, sem prever as peripécias que iria encontrar pelo caminho, entre vinte corvos famintos, um ogro desgrenhado, a escuridão da floresta e até mesmo um urso dançarino. Será que o presente chegará intacto ao seu destino?

Com os possíveis imprevistos a caminho do castelo, o que pode dar errado? Só lendo para descobrir!

Por que ler para o seu filho?

As crianças adoram contos acumulativos, gostam de repetições e já vão imaginando o que pode acontecer na história. Elas memorizam rápido e tudo vira brincadeira.

Esta divertida aventura com belas ilustrações tem um final surpreendente e é a garantia de um presente delicioso para o ouvinte de histórias.

Um excelente livro para explicar o significado de dar um presente e perceber que existem formas muito mais divertidas e verdadeiras de se agradar a alguém.


3º ano: 8 a 9 anos

O Nabo Gigante
Autor: Aleksei Tolstoi
Editora: Girafinha

O livro narra a história de dois velhinhos que tentam colher um imenso nabo. Como não conseguem arrancar o legume desproporcional da horta, pedem ajuda para todos os animais da fazenda.
Somente quando entra em cena um pequeno rato é que – pop! – o nabo gigante se solta da terra, provando que o menor de todos faz a diferença.

A situação comprova que o companheirismo é o elemento fundamental para o sucesso da empreitada. Acompanhe esses dois velhinhos nessa divertida aventura!

Por que ler para o seu filho?

É uma importante adaptação da literatura infantil. O conto clássico russo mostra que o menor dos ajudantes pode fazer a diferença. A cooperação de todos é a grande lição. É divertido e muito rico em aprendizagens, fazendo com que os pais possam brincar junto com seus filhos.


Ensino Médio e Adulto

O retrato de Dorian Gray
Autor: Oscar Wilde
Editora: Companhia das Letras, 2012

Em 1891, quando foi publicado em sua versão final, O retrato de Dorian Gray foi recebido com escândalo, e provocou um intenso debate sobre o papel da arte em relação à moralidade. Alguns anos mais tarde, o livro foi inclusive usado contra o próprio autor em processos judiciais, como evidência de que ele possuía “uma certa tendência” – no caso, a homossexualidade, motivo pelo qual acabou condenado a dois anos de prisão por atentado ao pudor.Mais de cem anos depois, porém, o único romance de Oscar Wilde continua sendo lido e debatido no mundo inteiro, e por questões que vão muito além do moralismo do fim do período vitoriano na Inglaterra, definida por um dos personagens do livro como “a terra natal da hipocrisia”.

O tema central da história – um personagem que leva uma vida dupla, mantendo uma aparência de virtude enquanto se entrega ao hedonismo mais extremado – tem apelo atemporal e universal, e sua trama se vale de alguns dos traços que notabilizaram a melhor literatura de sua época, como a presença de elementos fantásticos e de grandes reflexões filosóficas, além do senso de humor sagaz e do sarcasmo implacável característicos de Wilde.