Home / Blog / Planeta família – Responsabilidade Social
29/05/2016

Planeta família – Responsabilidade Social

Ser voluntario é doar o seu tempo e o seu conhecimento para fomentar a sociedade em que você vive, através de ações que não são remuneradas, mas que têm um valor importante para a sua comunidade e para o próximo

Criado em 1998 e trabalhando lado a lado com o colégio, o Voluntariado Pentágono é uma organização sem fins lucrativos, constituída por pais e alunos, que desenvolve projetos sociais e ajuda a transformar a realidade de moradores das comunidades próximas às regiões das unidades, despertando em nossos alunos o espírito de solidariedade e cidadania, propiciando-lhes uma visão efetiva da realidade social brasileira.

Por meio do voluntariado, procuramos formar cidadãos dotados de conhecimentos e habilidades, atitudes e valores alinhados com as novas formas de participação da sociedade civil no processo de desenvolvimento do País.

O XXVIII Pé de Moleque está chegando e toda a renda arrecadada nas festas têm como destino a manutenção dos projetos do nosso voluntariado.

Todos que trabalham na preparação e na execução da festa colaboram de forma solidária para a melhoria de vida de mais de 500 crianças e jovens que participam dos projetos desenvolvidos, em atividades como música, esporte, dança, curso de línguas, reforço escolar, recreação, artesanato e percussão.

Presente nas três unidades (Alphaville, Morumbi e Perdizes), o Voluntariado do Pentágono trabalha em duas frentes: o voluntariado dos pais e o dos alunos. As mães que coordenam o projeto são exemplos de participação e solidariedade para todos.

As mães voluntárias que coordenam os alunos contam com a ajuda de professores na organização da preparação teórica e prática das atividades que são realizadas com jovens de várias instituições.

Os alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio participam de ações concretas que os colocam em contato com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. As atividades geralmente ocorrem aos sábados e os alunos voluntários organizam oficinas e atividades culturais em que têm a oportunidade de desempenhar o papel de educadores, deparando-se com novas situações.

Para participar do nosso voluntariado, entre em contato com Darli Cordeiro, através do email:darli.cordeiro@colegiopentagono.com