Home / Blog / To read or not to read – There is no question!
01/06/2016

To read or not to read – There is no question!

Como professor de inglês (e leitor), uma das principais considerações que me levam a profusas possibilidades de avaliação e crítica de minha própria prática, fruto de diligência individual ou provocações coletivas ao ensinar um idioma estrangeiro, está intimamente relacionada à importância da leitura de textos literários em sala de aula, sobretudo os clássicos.

Primeiramente, considero os escritores verdadeiros artífices. O modo como organizam os seus pensamentos, o cuidado e o estilo com que trabalham  o elemento “língua”, a destreza com que expõem os fundamentos e conflitos da essência humana, não só justificam a escolha dessa abordagem, como também oferecem ao aluno a descoberta de um novo mundo.

Nós, no Colégio Pentágono, sempre desenvolvemos, nas aulas de inglês, uma série de atividades tendo o texto como ponto de partida e, há algum tempo, com o uso dos READERS (livros paradidáticos), temos percebido na prática da inserção de textos clássicos grandes possibilidades, entre as quais destaco: transformar a atitude de nossos alunos em relação ao hábito da leitura; contribuir para o desenvolvimento de leitores críticos; e proporcionar um ensino de inglês expressivo, significativo e agradável, de forma que tais textos possam não só ser fonte de produção de conhecimento e de cultura, mas também de diversão e de entretenimento.

Ademais, como parte dos resultados que já estamos colhendo, notamos o enriquecimento no vocabulário em suas produções, maior capacidade discursiva e argumentativa – comprovada em nossos fóruns e comitês em língua inglesa, escrita mais elaborada, além de alguns, que com seus livros abertos, adornam os corredores nas três unidades do colégio.

Queremos, a partir desse enfoque, dar um grande impulso aos nossos alunos. Não desejamos, e tampouco podemos carregá-los por toda a vida. Um projeto de leitura que visa “formar” e não somente “informar” leitores deve trazer, além de obras que podem ser lidas com fluência e interesse, uma criteriosa seleção que extravase o seu universo de expectativas. Nosso objetivo é impeli-los, oferecendo segurança e incentivando-os gradativamente, para que eles estejam aptos a ficar em pé e caminhar sozinhos.

Have a nice read you all! Boa leitura a todos!

Orlando Brasil
Coordenador de Língua Inglesa do Ensino Fundamental II do Colégio Pentágono