45 anos – Thais Zanetti

Thais Zanetti

“Trabalhar no Colégio Pentágono, há quase vinte anos, é, para mim, a satisfação de estar em um lugar privilegiado fazendo o que gosto. Aqui, trago minha singela contribuição para a construção da memória de uma escola que está completando 45 anos!

A primeira coisa que me vem à lembrança é a minha inusitada entrada, como professora titular, em sala de aula…
Era início do ano letivo de 2000. Algumas mudanças já tinham sido declaradas no final de 1999 (aquelas típicas): professora que sai de uma série e vai para outra; professora que permanece na mesma série; a auxiliar que ganha a oportunidade de assumir a sua primeira sala de aula… e por aí vai.

Meu início seria como professora do Integral. O desafio era grande e a vontade de começar, maior ainda!

Era o primeiro dia de aula. À entrada da escola, na Unidade Bartira, via muitas crianças, que chegavam acompanhadas de seus pais, olhinhos vivos e curiosos, aguardando o que viria…

Entrei, assim como as crianças, também curiosa. Ainda na entrada, qual não foi o meu espanto?! “Ansiosa” pela minha chegada, me aguardava UMA GRANDE SURPRESA… A professora, até então, titular do grupo de alfabetização, se aproximou e disse que precisava conversar comigo. O assunto parecia sério. Aflita, pensei “puxa, nem bem comecei… O que será que aconteceu?”

Sem muito rodeio, ela foi taxativa: “Thaís, suba para o Infantil III (hoje 1ºano). Você será a nova professora, da que seria a minha turma, pois estou assumindo a coordenação…!” E continuou falando, me dando explicações, mas eu já não ouvia mais nada, só pensava “e agora?” De repente, tudo tinha mudado, ali, na porta da escola, no primeiro dia de aula…

Vejo tudo muito nítido, como se fosse hoje. O tempo nos permite isso: construir memória e, completar 45 anos, significa ter muita história para contar… Histórias de vida, histórias de muitas vidas construindo uma: a história do COLÉGIO PENTÁGONO. Aqui, rendo minhas homenagens às conquistas dessa trajetória!”

Thais Zanneti, mãe de aluna e ex-aluna e Coordenadora do Ensino Fundamental I da Unidade Perdizes.