Home / Blog / Pentágono Saudável – Julho 2016
28/06/2016

Pentágono Saudável – Julho 2016

Alimentação saudável para o inverno

Ao contrário do que pensamos, no inverno, gastamos mais calorias do que no verão. Isso se dá porque precisamos de mais energia para manter a temperatura corpórea. Por esta razão, nosso organismo pede comida, pois é através dela que obtemos a nossa primeira fonte de energia.

Essa energia vem de forma mais rápida através dos carboidratos, por isso procuramos tomar bebidas quentes sempre casadas com massas, pão, bolo, etc. Mas devemos tomar cuidado, pois as calorias desses alimentos são maiores do que a energia de que necessitamos.

Para termos uma alimentação saudável no inverno, sem sair do peso, devemos dar preferência para os seguintes alimentos:

Peixes: contêm vitamina D, que estimula a produção de serotonina no organismo, o que melhora o nosso humor e combate a depressão.

Frutas: especialmente as ricas em vitamina C e antioxidantes, que ajudam a prevenir doenças em nosso sistema, como laranja, tangerina e acerola.

Castanhas: são muito ricas em vitaminas e selênio, que ajudam a prevenir a depressão e melhoram a capacidade do cérebro. Você pode consumir em forma de nozes, amêndoas, avelãs e castanhas.

Cereais Integrais: bons para o sistema digestivo e para o coração, ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue e são ricos em vitamina B12. Consumir na forma de pão integral, trigo, aveia e centeio.

Legumes: rica fonte de vitaminas e minerais, podem ser consumidos como acompanhamento de peixes, carnes e sopas em geral.

Água: extremamente importante. Mesmo no inverno, quando perdemos pouco liquido, devemos manter o nosso organismo hidratado.

Ovos: muito necessário no inverno, por nos fornecer uma boa quantidade de proteínas e ácidos graxos, ômega 3 e fosfolipídios, que ajudam os nutrientes a chegarem melhor ao cérebro. São mais saudáveis se consumidos na forma cozida ou poche.

Por Liliana Lopuff
Nutricionista, Colégio Pentágono – Unidade Perdizes

Confira algumas opções de lanches saudáveis recomendadas pela nossa nutricionista