Dica de Leitura – Outubro/2016

1º ano

O Grúfalo
Autor: Julia Donaldson
Editora: Brinque Book, 1998

Um ratinho muito esperto que, para espantar os seus predadores, cria um monstro terrível e assustador.

Para a sua surpresa, esse monstro de fato aparece e ele mais uma vez terá que usar a sua esperteza para se livrar dele.

Será que ele irá conseguir?

Por que ler para o seu filho?

A história aborda, com sutileza, como a imaginação pode ser uma aliada em situações de perigo, de medo e de angústia.

Mostra, também, que a astúcia e a esperteza são muito melhores do que a força. Durante a história, convide o seu filho para fazer as vozes dos personagens que aparecem, tornando-a mais alegre e divertida.

Outra dica é convidá-lo a criar o seu próprio Grúfalo! Boa Leitura!


3º ano

Eu como assim ou assado? Conhecendo melhor o que você come.
Autor: Michele Iacocca
Editora: Ática

Hoje, há comida de tudo quanto é tipo, que enche a boca d’água e a barriga, mas que pode causar desnutrição, colesterol alto, diabete e obesidade. Nessa história, em meio a ilustrações e cartuns bem-humorados, Michele Iacocca mostra os hábitos alimentares da maioria das pessoas, conta a história da alimentação no mundo e no Brasil, fala das funções e propriedades dos alimentos e dá dicas de alimentação saudável.

Por que ler para seu filho?

É um texto de fácil compreensão, aliando o aprendizado sobre o corpo humano ao conhecimento da história da alimentação. Excelente dica para ensinar seus filhos a lidar com os alimentos.

 


Ensino Médio e Adulto

Vidas Secas
Autores: Graciliano Ramos
Editora: Record, 2007

Em Vidas Secas, o autor se mostra mais humano, sentimental e compreensivo, acompanhando o pobre vaqueiro Fabiano e sua família com simpatia e uma compaixão indisfarçáveis. Além de ser o mais humano e comovente dos livros de ficção de Graciliano Ramos, Vidas Secas é o que contém maior sentimento da terra nordestina, daquela parte que é áspera, dura e cruel, sem deixar de ser amada pelos que a ela estão ligados teluricamente. O que impulsiona os seres desta novela, o que lhes marca a fisionomia e os caracteres, é o fenômeno da seca.

Vidas Secas representa ainda uma evolução na obra de Graciliano Ramos quanto ao estilo e à qualidade estritamente literária. Esta nova versão teve como base a 2ª edição do romance, com as últimas correções feitas por Graciliano Ramos. Os originais estão no Fundo Graciliano Ramos, arquivo do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo. Este projeto de reedição da obra de Graciliano Ramos é supervisionado por Wander Melo Miranda, professor titular de Teoria da Literatura da Universidade Federal de Minas Gerais.