Home / Blog / Pentágono Saudável – Outubro 2016
30/09/2016

Pentágono Saudável – Outubro 2016

Intoxicação Alimentar

Com a chegada do calor, devemos tomar muito cuidado com a nossa alimentação e, principalmente, com a qualidade dos produtos que ingerimos, atentando sempre para o armazenamento e a exposição desses alimentos a temperaturas inadequadas.

Toda vez que comemos fora de casa, devemos prestar atenção nas condições de higiene, do ambiente e dos colaboradores do serviço de alimentação. Essas precauções, se tomadas com rigor, podem evitar as intoxicações alimentares que, na época mais quente do ano, acabam acontecendo com mais frequência.

A intoxicação alimentar é um problema de saúde causado por bactérias, vírus e parasitas, através da ingestão de alimentos contaminados por esses microrganismos.

A intoxicação alimentar pode ser causada por alimentos expostos a temperaturas ambientes por longo tempo ou armazenados de forma inadequada e por tempo prolongado. Pode ocorrer, também, por não lavar as mãos antes de tocar nos alimentos.

Cuidados a serem tomados

Os vegetais, como frutas e verduras, devem ser sempre lavados em água corrente (potável). Coloque-os em solução de hipoclorito, de 5 a 15 min.

As carnes, laticínios, ovos e peixes são mais vulneráveis a infecções quando esses alimentos não são cozidos ou são conservados indevidamente. Atentar para as datas de validade ao comprar os alimentos e mantê-los sempre refrigerados ajuda a evitar a contaminação dos mesmos.

Além dos cuidados com os alimentos em si, não podemos descuidar das necessidades nutricionais das crianças. Devemos, no verão, oferecer a elas alimentos mais refrescantes, como frutas. E sempre manter a hidratação através da água, água de coco ou sucos. Evitar alimentos, como salgadinhos e embutidos, principalmente na praia.

Lembre as crianças de lavar as mãos antes de comer, após brincar e ir ao banheiro. Utensílios domésticos, como copos, pratos e talheres, também merecem total atenção na hora da higienização.

Com cuidados, toda a família pode aproveitar o verão de uma maneira bastante saudável.

Por Liliana Lopuff
Nutricionista, Colégio Pentágono – Unidade Perdizes

Confira algumas opções de lanches saudáveis recomendadas pela nossa nutricionista