03/11/2016

Projeto Casa Popular

Educação matemática é uma área que engloba inúmeros saberes. Seu objeto de estudo encontra-se em processo de construção e envolve as relações entre o conhecimento matemático e a práxis.

É preciso formar indivíduos autônomos, completos, dotados da mais ampla capacidade de aprender e aperfeiçoar continuamente seus conhecimentos. Nesse contexto, o Projeto da Casa Popular contribui para a formação do cidadão e de profissionais trabalhadores, com domínio da linguagem, para a compreensão dos fundamentos das Ciências e das novas tecnologias; do pensamento crítico, da capacidade de analisar os problemas, distinguir fatos e consequências; com habilidades para se adaptar a situações novas da linguagem matemática, saber trabalhar em equipe, e ter responsabilidade e disciplina, tanto pessoal quanto sócio-cultural e econômica.

O projeto integra todos os alunos do Ensino Fundamental II da unidade de Perdizes e consiste no estudo de cálculos matemáticos, tendo como fundo de cena a construção de casas populares.

Cada série ficou responsável por uma parte do projeto.

Os alunos do 9º ano elaboraram a planta do projeto, realizaram a definição da fachada e do tipo de telhado utilizado e a montagem da maquete.

Os alunos do 8º ano pesquisaram preços de portas e janelas e de materiais para a cobertura da casa, além de métodos de compra de imóveis, como financiamentos e fundo de garantia.

Já os alunos do 7º ano realizaram pesquisa de preço de tijolos e pisos para sala e quartos, assim como o cálculo de proporção do uso destes materiais para a construção de casas e o preço de casas populares similares às do grupo.

Por fim, os alunos do 6º ano realizaram pesquisa de preços e proporções para os pisos da sala, tanques de lavar roupas, vasos sanitários e pias, e propaganda para a venda das casas, a confecção dos folders e captação de imagens das maquetes realizadas pelo 9º ano.

Uma forma dinâmica e diferente de aprender.