Home / Blog / 45 anos – Patricia Umbelino
04/11/2016

45 anos – Patricia Umbelino

Patricia Umbelino A. Souza

“Minha trajetória no Colégio Pentágono teve início no ano de 2006, como auxiliar de vendas, na lojinha de uniforme e, neste momento, o encantamento pela Educação passou a fazer parte da minha rotina diária. No ano seguinte, passei pela Secretaria, fui inspetora e, então, a busca incansável por saber mais e a necessidade de me formar me levou a buscar mais conhecimento. Inscrevi-me no vestibular e comecei o curso de Pedagogia; logo surgiu a oportunidade de ser auxiliar de classe.

Em 2011, iniciei como professora do Integral da unidade Alphaville. Com muito orgulho, encantamento e admiração, pude então fazer parte dessa conceituada equipe de docentes do Colégio Pentágono, estando sempre à disposição e com a mesma humildade e alegria, procurando melhorar a qualidade do meu trabalho diariamente, desempenhando o papel de professora desta instituição, maravilhada com as descobertas e aprendizagens pessoais. Contando, principalmente, com a contribuição das crianças e com o seu desenvolvimento, as suas aprendizagens e a construção da autonomia, para os quais realmente somos seus modelos.

Todos os dias, coloco-me como aluna e espectadora para, a cada dia, adquirir conhecimento com entusiasmo, motivada a continuar esta boniteza de sonho de aprender e ensinar com sentido. Assim, vislumbro-me continuamente com as contribuições e oportunidades oferecidas pela Educação. Estando neste ambiente formador e de aprendizagens contínuas, aprendemos em todos os momentos, através de toda a equipe, ressignificando e transformando, com compromisso, envolvimento, responsabilidade e amor pelo que se faz, a ter sempre um olhar carinhoso e um sorriso no rosto com a perspectiva de contribuição mútua de crescimento. Um grande exemplo a ser seguido, e por quem tenho uma profunda admiração, é a nossa diretora Denise Desiderá, que me inspira a buscar sempre mais a excelência acadêmica.

Um grande privilégio como mãe é ter a oportunidade de proporcionar um estudo de qualidade e excelência ao meu filho, no Colégio Pentágono. Desde o G3 e, agora, no 7º ano do Fundamental II, tenho muito orgulho da formação em que ele está inserido, aprendendo a ser um cidadão crítico e reflexivo, com base nos cinco valores do Pentágono e que vivemos diariamente. Sempre meu parceiro, sendo o primeiro a chegar e o último a ir embora, tendo prazer em estar na escola, nós podemos dizer com propriedade que o valor ser feliz na escola se aplica em todos os sentidos em nossas vidas.

Tenho prazer em dedicar a maior parte do meu tempo ao trabalho, pois este trabalho é minha vida. Poder acordar de manhã e saber que estarei dentro de um ambiente de formação, criação e inovação, que desfruto com contentamento e dinamismo, me dá prazer tanto nas grandes realizações, como nas pequenas conquistas.”

Patricia Umbelino Alves Souza, mãe de aluno e professora do Integral, da unidade Alphaville.