Pentágono Saudável – Janeiro 2017

Alimentação no Verão

No verão, as temperaturas são mais altas, os dias mais longos e o corpo precisa se adaptar a essas alterações climáticas. A principal alteração é a diminuição do metabolismo basal para manter a temperatura interna do corpo.

O resfriamento do corpo é essencial e ocorre por meio da transpiração. Devido à grande quantidade de suor, perdemos quantidades consideráveis de água e sais minerais, como o sódio e o potássio, por isso a importância da hidratação nessa época do ano.

A ingestão de líquidos é essencial. Prefira bebidas geladas, pois a temperatura influencia na absorção mais rápida, e evite refrigerantes e bebidas alcoólicas. Além disso, é importante priorizar alimentos ricos em água, como frutas legumes e verduras.

É importante fazer cinco refeições ao dia, com variação de alimentos para que o funcionamento do organismo não fique comprometido.

Existem alimentos que ajudam a proteger a pele dos danos provocados pelos raios solares. Eles são chamados de alimentos fotoprotetores. Neles são encontrados nutrientes, como vitamina E, vitamina C, betacaroteno, licopeno e flavonoides. São alimentos fotoprotetores: frutas cítricas laranjas e vermelhas, castanhas, nozes, chá verde, soja e legumes amarelos e vermelhos.

Algumas dicas para esse período:

  • Diminuir o consumo de sal;
  • Substituir alimentos gordurosos e pesados por frutas, verduras e legumes;
  • Preferir picolé de fruta a sorvete;
  • Ingerir cereais, tubérculos e carnes magras;
  • Utilizar gordura de origem vegetal ao invés de animal;
  • Evitar refrigerantes e bebidas alcoólicas;
  • Ingerir dois litros de água por dia.

Por Mirella Pinheiro
Nutricionista, Colégio Pentágono – Unidade Morumbi
Confira algumas opções de lanches saudáveis recomendadas pela nossa nutricionista