Dica de Leitura – Fevereiro/2017

Educação Infantil

foradagaiolaFora da Gaiola
Autor: Lalau e Laurabeatriz
Ed. Companhia das Letrinhas

A leitura de poemas é muito recomendada, pois a estrutura em rimas favorece a memorização das crianças que se envolvem com o texto. Os poemas apresentam animais da fauna brasileira: a andorinha, o zabelê, o quero-quero, o tiziu e outros. Em Fora da gaiola, a passarada brasileira faz uma bela revoada e cada um é celebrado em suas características: canto, plumagem, forma de construir o ninho, etc.

Por que ler para seu filho?
Título Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ, vencedor deste prêmio na categoria poesia em 1995.


Ensino Fundamental I

O Segredo da Plataforma 13
Autor: Eva Ibootson
Ed. Rocco

Em 1983, a rainha teve um bebê e ficou encantada com o filho. Quando estava com três meses de idade o bebê desapareceu. Durante nove anos o povo ficou de luto, as sereias choraram nos rochedos e os estudantes contavam os dias que teriam de passar até o príncipe ser trazido de volta. Debaixo da plataforma 13, na estação de trens Encruzilhada dos Reis, existe uma porta secreta que se abre apenas a cada nove anos. Por lá, quatro figuras misteriosas vão passar, encarregadas de encontrar o pequeno príncipe desaparecido.

 

 

 

 


Ensino Médio

Noite na Taverna
Autor: Álvares de Azevedo
Ed. L&PM POCKET, 1998

O Romantismo brasileiro encontrou nesta obra sua maior expressão na prosa e a versão em quadrinhos traz cada capítulo desenhado por um quadrinista diferente. Cinco amigos se reúnem durante uma noite de tempestade e, sob os efeitos do vinho e da atmosfera sombria, contam suas histórias macabras de paixões violentas e acontecimentos insólitos. Um clássico do nosso Romantismo, esta obra inaugurou a narrativa gótica em nossa literatura e consagrou seu autor.

Críticas
Diversos críticos enfatizaram a vertente fantástica de Noite na taverna, como uma narrativa pertencente ao gênero fantástico, apesar de não corresponder plenamente à concepção do gênero desenvolvida por Tzvetan Todorov, em Introdução à literatura fantástica, subsídio fundamental para os estudos da ficção insólita. “Fantástica”, “sobrenatural”, “de horror”, “sombria”, “macabra”, “monstruosa”, “dantesca”, “gótica” são alguns dos termos empregados pela crítica nos principais estudos publicados acerca da obra.

 


Leitura para os Pais

Toda Poesia
Autor: Paulo Leminski
Ed. Companhia das letras, 2013

Ao conciliar a rigidez da construção formal e o mais genuíno coloquialismo, o autor praticou ao longo de sua vida um jogo de gato e rato com leitores e críticos. Se por um lado tinha pleno conhecimento do que se produzira de melhor na poesia – do Ocidente e do Oriente -, por outro parecia comprazer-se em mostrar um ‘à vontade’ que não raro beirava o improviso, dando um nó na cabeça dos mais conservadores. Pura artimanha de um poeta consciente e dotado das melhores ferramentas para escrever versos. Este volume percorre a trajetória poética completa do autor curitibano, mestre do verso lapidar e da astúcia.

Críticas
Segundo o poeta e compositor, Garcia Lopes, em reportagem a Folha de São Paulo, 2013: “Num tempo em que boa parte dos poetas parece escrever cada vez mais para si mesmos ou para a crítica, num campo literário infestado de políticas de compadrio e ausente de verdadeiras discussões de valores estéticos, onde há muita pose e pouca poesia, “Toda Poesia” chega em boa hora”