A importância da boa alimentação na prática de atividade física

A combinação atividade física e alimentação saudável é a fórmula perfeita para quem quer alcançar um corpo bonito e saudável.

A alimentação é um fator fundamental para indivíduos que praticam alguma atividade física com regularidade, seja uma leve caminhada até exercícios de musculação.

A alimentação do esportista deve ser composta por todos os grupos de alimentos: carboidratos, proteínas, lipídeos, fibras, vitaminas e minerais. Não podemos esquecer também da água, para hidratação.

Cada indivíduo tem uma necessidade de energia, que varia de acordo com idade, altura/peso e a atividade física, incluindo a frequência e duração, mas algumas dicas podem ser dadas:

Antes da atividade física:
Antes do treino é importante comer alimentos que dão energia. O carboidrato é excelente para que tenhamos energia antes de treinar. O tipo e quantidade dependem do tipo de atividade, duração e intensidade, bem como do tempo que teremos entre a refeição e o treino.

Durante a atividade física:
Depende do tempo da atividade. Se durar até uma hora e meia, somente água, mas se passar desse tempo, é recomendado ingerir alguma fonte de carboidrato, como uma fruta seca, por exemplo.

Depois da atividade
O ideal é consumir carboidrato acompanhado de proteínas de boa qualidade, como as de origem animal, e complementada com alimentos fontes de vitaminas e minerais, como os vegetais. Uma boa opção pode ser ou um sanduíche natural, composto por pão, fontes de proteína (queijos, atum, frango desfiado, rosbife, carpaccio, peito de peru) e alface / tomate, por exemplo.

Para alcançar objetivos sem prejudicar a saúde, é importante procurar um profissional nutricionista para desenvolver uma dieta equilibrada que atenda às nossas necessidades nutricionais.

Mirella Pinheiro
Nutricionista, Colégio Pentágono – Unidade Morumbi

Confira também algumas opções de lanches saudáveis recomendadas pela nossa nutricionista>>>