Home / Blog / Você Sabia? O Dia das Mães ao redor do mundo!
08/05/2017

Você Sabia? O Dia das Mães ao redor do mundo!

No Brasil e em mais 80 países, o Dia das Mães é celebrado em maio. Data que não aproxima somente mães e filhos, mas muitos outros povos espalhados mundo afora, com diferentes histórias e características culturais.

Listamos abaixo cinco curiosidades sobre essa data, mostrando diferentes histórias e características culturais. Confira!

1- Na Etiópia, o Dia das Mães é comemorado junto com o fim da estação chuvosa. Chamada “Antrosht”, a celebração dura de dois a três dias e é iniciada com a decoração nas casas. Após uma grande refeição, todas as mulheres, sejam elas mães ou filhas, fazem uma dança em homenagem às famílias.

2- Já na Bolívia, a data é celebrada como referência à Batalha de La Coronilla. Durante o combate, ocorrido em 1812, em meio à guerra pela independência do país, Manuela Gandarillas liderou um grupo de mulheres em uma luta contra o exército espanhol.

3- Na França, a primeira homenagem foi feita no início do século XX, quando mulheres, mães de muitos filhos, receberam um prêmio do governo porque as taxas de natalidade, na época, eram baixas e preocupantes.

4- Na Indonésia, a data é comemorada em 22 de dezembro, marcando o aniversário de abertura do primeiro Congresso Feminino Indonésio, que reuniu cerca de 30 organizações com o objetivo de melhorar as condições das mulheres no país.

5- Na Coreia do Sul, não há nenhuma distinção entre pais e mães durante a comemoração. Por isso, o Dia das Mães é celebrado junto ao Dia dos Pais. Antigamente, a data celebrava apenas a maternidade. Os pais passaram a ser homenageados posteriormente, para não ficarem excluídos das comemorações.

Aqui no Brasil, o Dia das Mães foi comemorado pela primeira vez em 12 de maio de 1918, mas foi somente em 1932, durante o governo provisório de Getúlio Vargas, que o dia passou a ser celebrado no segundo domingo do mês de maio.

Desejamos a todas as mães um dia repleto de carinho e alegria!