Home / Blog / Bate-bola com o Planeta – Fernando Marassi
11/07/2017

Bate-bola com o Planeta – Fernando Marassi

Entrevista: Fernando Marassi – Coordenador de Língua Inglesa do Ensino Médio do Colégio Pentágono!

No Bate-Bola deste mês, falamos sobre o West Coast Summer Camp com Fernando Marassi, Coordenador de Língua Inglesa do Ensino Médio no Pentágono. Ele nos conta que o projeto é um intercâmbio com foco na cultura de cada lugar.

Olha só que legal: “em Los Angeles, os alunos aprenderão sobre a indústria cinematográfica e também sobre a geografia local. Já em San Francisco, ficarão nas imediações do Vale do Silício e serão motivados a trabalhar sua capacidade criativa e empreendedora com aulas sobre tecnologia e negócios. Na última etapa da viagem, em Honolulu, os alunos terão muito contato com a natureza e uma imersão total na cultura e costumes havaianos.” Incrível, não?

Confira!

Colégio Pentágono: O que é o West Coast Summer Camp?
Fernando Marassi: É um programa de intercâmbio com foco na cultura local de cada destino viajado. Em Los Angeles, os alunos aprenderão sobre a indústria cinematográfica e também sobre a geografia local. Já em San Francisco, ficarão nas imediações do Vale do Silício e serão motivados a trabalhar sua capacidade criativa e empreendedora com aulas sobre tecnologia e negócios. Na última etapa da viagem, em Honolulu, os alunos terão muito contato com a natureza e uma imersão total na cultura e costumes havaianos. O material do West Coast Summer Camp é exclusivamente desenhado para esse programa, e os alunos terão aulas dinâmicas com professores nativos e terão a oportunidade de conhecer e interagir com alunos do mundo todo. Além disso, o programa conta com passeios a pontos turísticos que remetem às aulas culturais que os alunos têm nas universidades onde se hospedarão, e também promove atividades esportivas e de entretenimento.

CP: Quem pode participar do programa?
FM: Todos os alunos do Colégio Pentágono, do 8º ano do ensino Fundamental II até a 2ª série do Ensino Médio, de todos os níveis de Inglês, sendo o Básico, o Intermediário, o Avançado ou os cursos do Internacional, sem distinção. Todos aqueles alunos que queiram aperfeiçoar seu Inglês de maneira divertida e interativa estão convidados a participar. É uma excelente oportunidade de colocar em prática tudo o que aprenderam nas aulas de Inglês e também de adquirir uma imensa bagagem cultural.

CP: Quais atividades os alunos estão realizando?
GB: Os alunos participarão de aulas culturais que os levarão a atividades interativas com alunos de outros países e com os habitantes de cada cidade. Um passeio ao Griffin Park Observatory os levarão a aprender sobre a geografia da Califórnia e como os terremotos acontecem. Uma aula sobre cinema culminará com a produção de um filme pelos alunos e a uma visita aos estúdios da Universal. Aprenderão sobre a Segunda Guerra Mundial com uma visita muito especial a Pearl Harbor. Esses são alguns exemplos de atividades das quais participarão, tendo a prática do Inglês e a aquisição de novos conhecimentos como foco.

CP: Como essa experiência ajuda a formar um Cidadão do Mundo?
FM: Nos dias de hoje, na era dos celulares e do Google, a informação e o conhecimento chegaram muito rapidamente, quase que sem aviso, e não foi ensinado aos jovens como acessá-los corretamente e manuseá-los com responsabilidade. Perdeu-se muito da maravilhosa experiência de conhecer o mundo como ele realmente é, e não como os meios digitais mostram. Ao interagir pessoalmente com jovens do mundo todo e visitar lugares de rica cultura, o aluno sensibiliza-se ao conhecimento legítimo de simplesmente estar ali, pisar naquele lugar, respirar o ar daquele local, ver tudo com seus próprios olhos. Conversar com pessoas de culturas diferentes e aprender mais sobre cada país e também ensinar sobre o seu. É a sensação de olhar ao redor e saber que pertence a algo muito maior do que seu bairro, cidade ou país. Aprende-se a respeitar o outro e a sua cultura, e com isso, torna-se uma pessoa melhor.

CP: Tem alguma dica para encorajar os alunos que pretendem ir no ano que vem?
FM: Todo ano será proporcionado aos alunos do Colégio Pentágono um destino e uma experiência diferente, com o intuito de mostrar a eles mais do mundo e dos países falantes de Língua Inglesa. Ano que vem teremos uma experiência em outro país que tenho certeza, será muito gratificante para todos os que quiserem participar. Divulgaremos nosso próximo Summer Camp no final de agosto desse ano. E fica aqui minha dica para todos os alunos: se você quiser aprimorar seu Inglês, visitar lugares espetaculares que sempre quis conhecer e aprender mais de outras culturas e pessoas, viaje conosco! Tenho certeza que você voltará com outra visão de mundo e se divertirá muito!