Home / Blog / Você sabia? – O Dia dos Pais ao redor do mundo
04/08/2017

Você sabia? – O Dia dos Pais ao redor do mundo

O Dia dos Pais é celebrado no Brasil no segundo domingo do mês de agosto. Sua origem teve como intuito incentivar o respeito pelos pais e o fortalecimento dos laços familiares. Mas você sabe quais são as histórias e curiosidades que retratam a sua origem, aqui no Brasil e ao redor do mundo?

1. Nos Estados Unidos, a filha do veterano da guerra civil John Bruce Dood, Sonora Louise Smart Dood, criou o Dia dos Pais, em 1909. A ideia de celebrar a data surgiu ao ouvir um sermão dedicado às mães. Além de admirar o pai, o objetivo de Sonora era homenageá-lo pelo esforço de ter criado seus filhos sozinho, após o falecimento da esposa, em 1898, quando dava à luz o seu sexto filho. Mas só em 1910 Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial, e, a partir de então, o primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado, em 19 de junho de 1910. A data se transformou em uma festa nacional, oficializada pelo presidente americano Richard Nixon, em 1972.

2. Na Itália e em Portugal, a festividade acontece no dia 19 de março. A data ganhou destaque por ser comercialmente interessante. 

3. Na Inglaterra, no Reino Unido, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho, sem muita festividade. Os ingleses não costumam se reunir em família como aqui no Brasil, mas é comum que os filhos deem  cartões aos pais, ao invés de presentes. 

4. Já na Grécia, a comemoração é recente e surgiu do embalo do Dia das Mães. Lá, comemora-se o Dia dos Pais em 21 de junho. 

5. Na Alemanha, não existe uma data oficial para a festividade. Os pais alemães comemoram o seu dia na Ascensão de Jesus (data que varia conforme a Páscoa). Eles costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piquenique.

6. Em países como a Rússia, não existe propriamente o Dia dos Pais. Lá, a celebração em homenagem aos pais acontece em 23 de fevereiro, como o “Dia do Defensor da Pátria”.

7. Aqui no Brasil, por ser uma nação conhecida pelo acolhimento, pelo carisma e pelo carinho, o Dia dos Pais é uma data em que as famílias se reúnem, relembram velhas tradições e homenageiam os seus pais com muita alegria. Ele começou a ser comemorado no dia 14 de agosto de 1953, graças ao publicitário Sylvio Bherinh. Várias entidades da imprensa se juntaram, a fim de promover um concurso para homenagear três tipos de pai: o com o maior número de filhos, o mais jovem e o mais velho. Os vencedores foram um pai com trinta e um filhos, um de 16 anos e um com 98 anos. A partir de então, o Dia dos Pais começou a ser festejado sempre no segundo domingo do mês de agosto.

Viu só como existem muitas histórias e formas diferentes de comemorar a data ao redor do mundo? Desejamos a todos os queridos pais do Pentágono um feliz dia!