Nutrição e Emoção

 

 

Em tempos modernos, podemos perceber que as emoções, como o humor, a ansiedade, o estresse e mesmo a irritação, são difíceis de controlar nos adultos. Imagine em nossos filhos!

Os alimentos podem nos ajudar a controlar essas emoções, assim como ajudam no abastecimento do corpo.

Citaremos, a seguir, alguns comportamentos e como os alimentos adequados podem auxiliar para reduzir esses sintomas do nosso século.


Ansiedade
Para melhorar a ansiedade, precisamos de uma dose de serotonina. É quando sentimos falta daqueles docinhos que, muitas vezes, não são muito saudáveis. Podemos substituir esse doce, por exemplo, pela banana, que é fonte de triptofano e vitamina B6, nutrientes que favorecem a serotonina e são mais saudáveis que os açúcares. A banana com canela ao forno fica bem deliciosa. A vitamina E ajuda a aliviar a ansiedade por ser antioxidante e pode ser encontrada no germe de trigo, nas nozes, nas carnes, no amendoim e nos ovos.

Depressão
O desequilíbrio de cálcio e magnésio pode causar essa sensação de angústia e depressão. Para um melhor equilíbrio, podemos ingerir os seguintes nutrientes: leite, queijo e iogurte (fontes de cálcio); feijão, cereais integrais, vegetais e folhas verde-escuras (fontes de magnésio). As lentilhas possuem componentes que nos servem como tranquilizantes.

Falta de concentração
Para a falta de concentração que, muitas vezes, vemos em nossas crianças, devemos incorporar à sua alimentação brócolis, rico em ácido fólico, que acelera as informações no cérebro. A gema de ovo, por conter colina (neurotransmissor), melhora a memória. Os peixes, como o salmão e o atum, são fontes de ácidos graxos ômega 3 (antioxidante), que também ajudam na memória e a melhorar o mau humor.

 

Para melhorar as emoções, ao invés de consumir carboidratos, como doces e massas, preferência para os carboidratos integrais, como pães, biscoitos, aveia, farelo de trigo, macarrão e arroz. Com isso, podemos ajudar os nossos filhos a amenizar um pouco as emoções, tão difíceis de lidar nesse tempos modernos, de uma maneira saudável e feliz.

 

Por Liliana Lopuff
Nutricionista Unidade Perdizes

Confira também algumas opções de lanches saudáveis recomendadas pela nossa nutricionista>>>