Home / Blog / Bate-Bola com o Planeta – Lilian Vieira – Outubro 2017
10/10/2017

Bate-Bola com o Planeta – Lilian Vieira – Outubro 2017

Os pais perguntaram e nós respondemos: afinal, o que é o novo Bridges? É o nosso programa de ensino do inglês, pautado pelos Exames de Cambridge.

No Bate-Bola deste mês, conversamos com Lilian Campos Vieira, educadora e assessora do programa. Ela explica que, durante o Bridges, o aluno aprende a língua expressando ideias, sentimentos e atitudes, ao mesmo tempo em que se prepara para os exames reconhecidos internacionalmente.

A profissional também fala sobre a importância de uma formação humana no ensino do novo idioma, aliado ao compromisso de transformar o aluno em um Cidadão do Mundo.

Confira!

Colégio Pentágono: Lilian, conte para a gente um pouco sobre você e seu trabalho com educação internacional?

Lilian Vieira: Meu encontro com a educação internacional foi uma extensão da minha busca incessante por uma educação que permeasse o indivíduo na sua totalidade valorizando, na mesma medida, os aspectos cognitivos, socioemocionais e volitivos do ser humano. Minha trajetória como educadora nasceu na pedagogia Waldorf e se expandiu para a educação internacional quando fui convidada a assumir uma posição como professora de matemática numa escola norte-americana que oferecia o programa International Baccalaureate. O IB foi fundado na Suíça em 1968 com o objetivo de formar pensadores críticos e sensíveis que atuassem globalmente num mundo carente de paz e justiça. Minhas atribuições como professora IB foram se expandindo também para cargos de liderança e coordenação a ponto de resultar num convite para trabalhar numa tradicional IB School na Inglaterra, onde atualmente resido.

CP: O que é o novo Bridges? Quais são suas propostas?

LV: O novo Bridges é uma inovação do Colégio Pentágono. Não basta que o aluno aprenda apenas as estruturas linguísticas do idioma mais falado no mundo, mas faz-se também necessário que o aluno seja inquisidor, pense criticamente e expresse suas ideias, anseios e saberes em inglês. Estas habilidades transcendem o simples ensino de línguas e demandam uma abordagem conhecida como CLIL (Content and Language Integrated Learning), que ensina conteúdos e discute temas transversais e universais usando a língua inglesa de forma estruturada e contextualizada. O novo Bridges é um curso inovador por que vai ensinar o aluno a demonstrar ideias, sentimentos e atitudes em inglês e oferecerá, ainda a preparação para exames de proficiência de reconhecimento internacional.

CP: Quem pode ingressar no Bridges?

LV: O novo Bridges é oferecido para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. É importante que os alunos interessados procurem a coordenação do Departamento Internacional de sua unidade para conversar sobre os detalhes do processo de ingresso e acomodação do aluno no grupo mais adequado para seu desenvolvimento.

CP: Os alunos que não fizeram o Bridges desde o início podem ingressar nos anos seguintes?

LV: Sim. Os alunos que não começaram o Bridges desde o início poderão ingressar no programa, preferencialmente, ao início de cada ano letivo. A reserva de vaga para turmas 2018 já está aberta na secretaria de sua unidade do Colégio Pentágono.

CP: Sabemos que o novo Bridges, além de formar pensadores críticos através da abordagem CLIL, preparará os alunos para os exames de Cambridge, oferecendo a oportunidade de uma certificação internacional. Como será o dia a dia dos alunos?

LV: Parte das aulas do programa será dedicada à preparação dos alunos para os exames de Cambridge, com o intuito de desenvolver neles as quatro habilidades que serão avaliadas (speaking, listening, reading e writing). A outra parte das aulas (CLIL) prioriza o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e cognitivas através do aprendizado de conteúdos ligados a temas variados e transversais.Serão discutidas, por exemplo, questões complexas do século XXI, estudos de caso e temas de contemporâneos que propiciam a participação em aula e a produção de conhecimento em língua inglesa, materializada em pesquisas e apresentações orais e escritas.

CP: Um dos valores aqui no Pentágono é formar Cidadãos do Mundo. Ou seja: alunos preparados para os desafios do mundo globalizado. Como o novo Bridges e a fluência em um idioma estrangeiro pode contribuir com esta formação?

LV:  Ao entendemos o cidadão do mundo como um comunicador e articulador que busca a paz, o diálogo e a construção de um planeta socialmente justo e sustentável, nos preocupamos em proporcionar reflexões sobre temas complexos que não têm respostas prontas. Questões ligadas à ética, à cidadania e aos equilíbrios ambiental, social e econômico são alguns exemplos concretos que fazem parte das unidades de ensino que foram cuidadosamente concebidas pela equipe do novo Bridges. Desta forma o Colégio Pentágono materializa a sua visão pedagógica e seu compromisso em formar Cidadãos do Mundo.

Entre em contato com o Departamento Internacional da sua unidade:
ALPHAVILLE: 4622-7751 / MORUMBI: 3747-6258 / PERDIZES: 3862-7114