Home / Blog / Dica de Leitura – Dezembro 2017
11/12/2017

Dica de Leitura – Dezembro 2017

Até 6 Anos

O que você lê ali?
Autora: Elias José
Editora: Paulus 

O livro conta a história de um menino que sabe ler. Quanta alegria! Quanto prazer! E, agora, os seus olhos não param, ele olha em volta e, em tudo, vê letras.

Os pais perguntam: “O que você lê ali?” e, rindo, ele vai lendo e sabendo.
E assim, o menino olha em volta e “escuta” o que as letras falam com ele – papel de bala, remédio do pai, conta de água, bilhete da avó, o aviso da professora, o muro da escola.
Ele também lê e une as palavras e letras da TV. No supermercado, ele lê e avisa o que há de novo e o que está em oferta. Junta frases, pensa e lê sempre mais. E então, ele não vê a diferença entre os livros e os brinquedos, tudo ensina a descobrir mil e um segredos. Acha sempre a palavra bonita e colorida. E enche o primeiro caderno de sua vida. Um livro com texto simples que ensina como é gostoso ler!


Por que ler para seu filho? 
Esse livro é ideal para os pequenos que estão começando a ler, colorido, com textos simples e frases curtas. Bem ilustrado e todo escrito em caixa alta (letras maiúsculas).

A Coleção Ler Brincando pretende levar a criança a se divertir com as palavras, a ler expressivamente e a produzir novos textos. No livro, estão presentes a brincadeira com as palavras e narrativas, a delícia e a beleza da literatura infantil. As dificuldades linguísticas vão surgindo de modo crescente e natural. Vale a pena experimentar uma alfabetização que coloca a poesia no lugar das rançosas cartilhas. Comprove que a poesia diverte, delicia, enriquece o espírito e ensina.

 


Ensino Fundamental I

Era uma vez
Autor: Cacau Vilardo

Editora: Paulistas

Uma menina nem bonita nem feia encontrou um livro nada comum: nele, havia somente uma página com a seguinte frase: Era uma vez…  A menina fica curiosa e vai perguntando, para todos que encontra pelo caminho, sobre o que fala o livro, e  cada um vai contando a sua própria história.
O final é surpreendente! Será que ela vai descobrir qual a história do livro?

Por que ler para o seu filho?
Para mexer com o imaginário infantil e propiciar às crianças um momento de criação, em que elas também poderão contar a sua história com muita criatividade.

 


 

Ensino Fundamental II

Título: Anne Frank – A biografia ilustrada – em colaboração com a casa de Anne Frank
Autor: Sid Jacobson e Ernie Colón
Editora: Quadrinhos na Cia.


Sinopse e crítica: 
Com acesso total aos arquivos da Casa de Anne Frank, em Amsterdam, Sid Jacobson e Ernie Colón realizaram esta extraordinária graphic novel. A partir de intensa pesquisa e cuidadosa contextualização histórica, os autores reconstituem a vida de Annelies Marie Frank, do seu nascimento, em junho de 1929, até a sua morte precoce, em março de 1945, de tifo, no campo de concentração de Bergen-Belsen. Em julho de 1942, Anne, seu pai, Otto, sua mãe, Edith, e sua irmã mais velha, Margot, passaram a viver em um esconderijo em um prédio de Amsterdam para escapar dos nazistas que ocupavam a Holanda durante a Segunda Guerra Mundial. Lá, escreveu a maior parte do diário que se tornaria, nas décadas seguintes, o mais célebre testemunho dos horrores do holocausto 

 


Ensino Médio

Título:
A noite da espera 
Autor: Milton Hatoum
Editora: Companhia das letras

Sinopse e crítica:
Nove anos após a publicação de Órfãos do Eldorado, Milton Hatoum retorna à forma da narrativa longa em uma série de três volumes na qual o drama familiar se entrelaça à história da ditadura militar para dar à luz um poderoso romance de formação. Nos anos 1960, Martim, um jovem paulista, muda-se para Brasília com o pai após a separação traumática deste de sua mãe. Na cidade recém-inaugurada, trava amizade com um variado grupo de adolescentes, do qual fazem parte filhos de altos e médios funcionários da burocracia estatal, bem como moradores das cidades-satélites, espaços relegados aos verdadeiros pioneiros da Capital Federal, migrantes desfavorecidos. Às descobertas culturais e amorosas de Martim, contrapõe-se a dor da separação da mãe, de quem passa longos períodos sem notícias. Na figura materna ausente, concentra-se a face sombria de sua juventude, perpassada pela violência dos anos de chumbo. Neste que é, sem dúvida, um dos melhores retratos literários de Brasília, Hatoum transita com a habilidade que lhe é própria entre as dimensões pessoal e social do drama e faz de uma ruptura familiar o reverso de um país cindido por um golpe.

 


Para os Pais

Título: Encenações para uma novela russa
Autor: José Godoy
Editora: 7 letras


Sinopse e crítica:
José Godoy parte de uma das pérolas do início da carreira de Dostoiévski para pôr em movimento o seu jogo. Um jogo da palavra, mas também do corpo – do poema e do poeta. Dialogando com Noites brancas e com Twolovers, versão fílmica do norte-americano James Gray para a novela russa, o artista propõe-se a atualizar o sonhador romântico no mundo acelerado dos instantâneos e identidades virtuais. Misturando formas poéticas, anotações, reflexão crítica e dialogando com as imagens de Eduardo Barillari, Encenações para uma novela russa reflete sobre a prática do poema nos dias atuais e o difuso espaço da subjetividade.