Hidratação. Qual a sua importância?

 

Com a chegada do verão, beber líquidos é extremamente importante. Diariamente, perdemos muita água através de transpiração, saliva, urina e fezes.
Devemos ingerir, por dia, de dois a três litros de água, para prevenir danos como  desidratação, pele seca, fezes ressecadas, e para manter o bom funcionamento dos rins.

Não devemos esperar sentir sede para beber água; quando essa vontade acontece, já é o primeiro sinal de desidratação.
Devemos ingerir diariamente 300 ml de água a cada duas ou três horas, mesmo quando não estamos com sede. Para as pessoas que se esquecem de beber água, recomendamos colocar um alerta no celular ou baixar aplicativos que nos dão essa ajudinha.

A água é a melhor bebida a ser ingerida para matar a sede, mas outros líquidos sem adição de açúcar, álcool ou cafeína também podem ser utilizados, como chás e infusões.

A prática de exercícios físicos e a exposição ao sol por tempo prolongado nos obriga a ter um cuidado maior na ingestão de água, pois o corpo acaba tendo uma perda maior de líquidos.

Ao contrário de ingerir água ao longo do dia, no horário das refeições, devemos evitar a ingestão de qualquer tipo de líquido, pois o mesmo interfere nos sucos gástricos e pode atrapalhar a digestão. Para as crianças, tira por completo o apetite.

Tudo é uma questão de costume, por isso, devemos ensinar os nossos filhos a ingerir água diariamente, com frequência, colocando sempre nos pertences da escola uma garrafinha para que eles se acostumem  a essa rotina. Com isso, eles terão uma qualidade de vida melhor.

Nesse verão, muita água, principalmente para as nossas crianças e, em caso de diarreia ou vômito, a hidratação é fundamental.

Férias saudáveis, com uma alimentação equilibrada e crianças bem hidratadas.

Boas férias a todas as famílias Pentágono!


Por Liliana Lopuff

Nutricionista, Colégio Pentágono – Unidade Perdizes

Confira também algumas opções de lanches saudáveis recomendadas pela nossa nutricionista>>>