Memorial da Imigração Judaica

 

Localizado na 1ª Sinagoga do estado de São Paulo, fundada em 1912, o museu guarda um amplo e valioso acervo documental destinado a valorizar a contribuição dos judeus ao desenvolvimento do Brasil

 

 “O judeu é um eterno imigrante”, diz Julian Gartner, 91, com conhecimento de causa: de 1943 a 1945, o polonês passou por quatro campos de concentração nazistas e viveu na Itália e na França no pós-guerra, antes de chegar ao Brasil, em 1947. 

Junto da reportagem, ele visitou pela primeira vez o Memorial da Imigração Judaica – que reúne histórias de imigrantes e detalha costumes dos judeus (…). “Um espaço como esse é importante porque o futuro depende do passado”, defende Gartner.

Multimídia, o memorial divide o térreo com a sinagoga Kehilat Israel (a primeira do estado) e ocupa, também, o segundo andar e o subsolo.

Neste, além de lanchonete e de livraria, há um painel que exibe ilustrações e biografias de nomes como Manoel Tabacow Hidal, idealizador do hospital Albert Einsten.

Mas é no segundo andar que está a maioria das atrações. Destacam-se: o diário de viagem de Henrique Sam Mindlin, escrito em 1908, quando ele, integrante da famosa família, tinha 11 anos; vídeos sobre nascimento, morte e casamento – dá para quebrar uma taça virtual; a tela interativa que permite encontrar antepassados; e uma mesa cujas receitas (imagens projetadas) mudam conforme as cerimônias – Shabat, Rosh Hashaná e Pessach.

O apelo tecnológico tem explicação. “Queríamos um memorial voltado aos jovens. Nossa função é mostrar a contribuição dos judeus para o Brasil e que somos agradecidos ao País por ter nos recebido tão bem”, diz o escritor, cineasta e membro do conselho curador, Marcio Pitliuk. Ele é, também, o diretor do documentário sobre a vida de Gartner, “Sobrevivi ao Holocausto”.

Um terceiro andar é dedicado ao genocídio.

Disponível emhttp://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2016/02/1741181-multimidia-memorial -da-imigracao-judaica-abre-nesta-semana.shtml

 

Informações:

Endereço: Rua da Graça, 160 – Bom Retiro
Telefone: (11) 331-4507
Site: http://memij.com.br/index.php