O alimento é o nosso melhor remédio

 

“Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio.” Hipócrates

 

Nos dias atuais, as academias de ginástica e os parques públicos recebem um número cada vez maior de pessoas preocupadas em manter o bem-estar e a forma física, mas, infelizmente, a maioria da população mantém o estilo de vida pouco saudável, negligenciando o fato de que o corpo está sendo bombardeado por uma imensidão de riscos, como vírus, bactérias, doenças crônicas não transmissíveis como a obesidade, o diabetes, a arteriosclerose, e o infarto agudo do miocárdio. A população ainda procura mais a cura do que a prevenção.

Dentre os temas mais importantes relacionados ao bem-estar das pessoas e à prevenção de doenças está a alimentação.

O alimento nutre e ajuda a prevenir e a tratar as doenças.A nutrição considera o alimento um remédio: além de nutrir o corpo e manter as suas funções, fortalece as defesas do organismo e protege de várias doenças

A alimentação saudável deve ser variada, fornecendo carboidratos, proteínas, lipídios, água, vitaminas, fibras e minerais. Não há todos os nutrientes necessários em um só alimento, por isso é importante uma alimentação variada e equilibrada.

Seguem algumas dicas e atitudes de alimentação mais saudável:

-Reduza o consumo de alimentos e industrializados, gordurosos e salgados;

– Aumente o consumo de frutas, verduras, legumes e cereais integrais;

– Reduza o consumo de bebidas alcoólicas;

– Prefira os alimentos integrais, como arroz, macarrão, pães e massas. São mais saudáveis e ricos em fibras benéficas para o intestino.

– Não utilize temperos prontos para comida. Eles possuem uma grande quantidade de sódio (sal). Prefira temperos naturais como cebola, alho e ervas

– Introduza as frutas na sua rotina alimentar. Coma pelo menos três porções por dia. 

– Prefira sempre carnes magras sem gordura aparente. Retire a pele do frango antes de prepará-lo, para que ele fique mais saudável.

– Beba água diariamente, pelo menos oito copos de 200 ml.

O importante é manter uma alimentação variada e equilibrada tanto em quantidade quanto em qualidade, com alimentos variados, cada um com sua funcionalidade natural e específica. Procure um nutricionista.

Miriam Couto
Nutricionista Perdizes

Confira também algumas opções de lanches saudáveis recomendadas pela nossa nutricionista>>>