A importância da microbiota intestinal

 

A microbiota intestinal, também chamada de flora intestinal, é o grupo de microrganismos que vivem no intestino. Estes microrganismos auxiliam em vários processos, como a digestão de alimentos, o monitoramento do desenvolvimento de microrganismos patogênicos e a manutenção da mucosa intestinal.

Estima-se que dezenas de trilhões de microrganismos da microbiota intestinal habitem o nosso intestino, sendo pelo menos 1.000 espécies diferentes de bactérias conhecidas. A microbiota pode representar até 2 kg do peso do indivíduo.

Aproximadamente 30% da microbiota são compostos por bactérias comuns à maioria das pessoas, enquanto o restante é composto por bactérias específicas a cada um de nós.

Dentre as suas principais funções, a microbiota intestinal:

– Ajuda na digestão de alimentos;

– Auxilia na produção de algumas vitaminas (B e K);

– Ajuda a combater as agressões de outros microrganismos, mantendo a integridade da mucosa intestinal; 

-Desempenha um papel importante no sistema imunológico, realizando um efeito de barreira.

O nosso estilo de vida é responsável pela boa manutenção de nossa microbiota intestinal, tendo como principais agressores: antibióticos, produtos químicos, laticínios (para aqueles que são sensíveis), álcool, comidas processadas, gordura trans e hidrogenada, estresse e falta de sono.

Além disso, mastigar pouco os alimentos e ingerir líquidos durante as refeições também atrapalha a manutenção da microbiota.

Os alimentos probióticos ajudam a manter a microbiota intestinal saudável. Estes probióticos podem ser encontrados em leites fermentados, iogurtes ou em forma de cápsulas e pó, mas o hábito de ingerir alimentos saudáveis e equilibrados ao organismo é essencial para atingir o bem-estar e contribuir para uma longevidade saudável.

Para saber mais sobre alimentação equilibrada e o correto uso de probióticos, consulte sempre um nutricionista.

 

Mirella Butrico Pinheiro
Nutricionista Morumbi

Confira também algumas opções de lanches saudáveis recomendadas pela nossa nutricionista>>>