O que é e em quais alimentos encontramos o glúten

 

O glúten é uma proteína encontrada nos cereais, como trigo, centeio e cevada. A ingestão de alimentos com esses cereais faz mal para quem tem intolerância ao glúten, como os doentes celíacos, pois eles não conseguem digerir bem essa proteína e, por isso, quando consomem alimentos com glúten, ficam com sintomas como diarreia, dor e inchaço abdominal.

Para parte da população, o glúten é inofensivo e não será absorvido pelo organismo, sendo eliminado pelo sistema digestivo. No entanto, para celíacos e outros portadores de patologias relacionadas ao glúten, essa proteína pode causar uma série de problemas, desde reações no trato gastrointestinal, na pele e no sistema respiratório, anemia e depressão até danos ao cérebro.

Os alimentos que contêm glúten são todos aqueles que podem ser feitos com trigo, cevada ou centeio, como bolachas, bolos, biscoitos, pães, torradas, cervejas e qualquer massa que leve farinha de trigo, como a massa de pizza e o macarrão, por exemplo.

Em geral, a alimentação tem muitos alimentos com trigo, o que faz com que o glúten seja consumido em grandes quantidades e, por isso, alguns indivíduos observam melhoras na saúde, especialmente na regulação do intestino, quando reduzem o consumo desse nutriente. Além disso, bebidas como cerveja e uísque também contêm glúten, pois são feitas a partir do malte da cevada.

Já os alimentos que não contêm glúten são, principalmente, frutas e vegetais, arroz e seus derivados, milho e seus derivados, fécula de batata, carnes, peixes, açúcar, chocolate, cacau, gelatinas, sorvetes, sal, óleos, azeites e margarinas.

Esses alimentos e outros produtos feitos apenas com esses ingredientes, como bolo de fécula de batata, por exemplo, podem ser consumidos numa dieta sem glúten. Os alimentos industrializados que apresentam no rótulo a designação gluten free (sem glúten), podem ser consumidos por pessoas intolerantes a essa proteína.

Mas sempre procure um profissional especializado para possíveis esclarecimentos.

 

Fernanda Landim
Nutricionista da Unidade Alphaville 

Confira também algumas opções de lanches saudáveis recomendadas pela nossa nutricionista>>>