Home / Blog / Coral do Pentágono dá voz à magia do cinema
29/10/2018

Coral do Pentágono dá voz à magia do cinema

O universo do cinema, desde a sua criação, sempre emocionou aos telespectadores, despertou paixões, encantamento, comoção… E as músicas que embalam seus filmes são parte fundamental disso.

Pensando em transportar o público para os cenários onde se passaram tramas memoráveis e reavivar esse misto de emoções, o Coral do Colégio Pentágono apresentará, no dia 13 de novembro (terça-feira), às 20h, o espetáculo “Canções do Cinema, no teatro Tuca. Todo o resultado líquido obtido com a apresentação será revertido para o voluntariado do Pentágono.

As 82 vozes do Coral, composto por alunos do 2º ano ao 8º ano de Ensino Fundamental das três unidades do Colégio, interpretarão 13 músicas de filmes e animações marcantes, como A Noviça Rebelde, O Mágico de Oz, Cantando na Chuva, E.T. – O Extraterrestre, Tarzan, O Rei Leão e Toy Story. “Ao final de cada ano, faço uma pesquisa com os alunos sobre o que gostariam de trabalhar na apresentação do ano seguinte. Eles são muito participativos e trouxeram como sugestão músicas de vários longas-metragem. Então, para sermos abrangentes, escolhemos o cinema como tema de 2018”, conta Alaís Dias, regente do Coral Pentágono.

A produção, supercaprichada, vai muito além das vozes afinadíssimas — o grupo vem ensaiando desde fevereiro. “Teremos expressão corporal e coreografia, um telão projetando imagens dos filmes em questão, elementos de cena, adereços, a participação de bailarinos…. Durante a canção de Cantando na Chuva contaremos até com sapateado! A cada ano tentamos fazer mais e melhor”, adianta Alaís.

Para ela, trata-se de uma ótima oportunidade para as famílias que ainda não conhecem o Coral se inteirarem sobre mais essa iniciativa do Colégio. “É impressionante acompanhar o quanto a participação no grupo transforma os alunos. O Coral desenvolve habilidades como a concentração, o comprometimento e o trabalho em equipe. Não é uma competição, pelo contrário: todos precisam se empenhar para um bom resultado. Então, eles incentivam e cobram positivamente uns aos outros. Além disso, vale mencionar que pesquisas científicas têm mostrado o aumento dos níveis de serotonina (neurotransmissor relacionado ao bem-estar) e redução de sintomas como ansiedade e estresse entre coralistas”, diz.

27 anos de trajetória

O Coral Pentágono foi criado em 1991 por iniciativa da direção do Colégio Pentágono e da regente Alaís Dias. O trabalho, que começou tímido, hoje coleciona apresentações importantes. “Já gravamos seis cds e participamos de vários programas de televisão. Anualmente, somos convidados para realizar apresentações em shopping centers e festivais. Alguns dos mais emblemáticos foram: o Festival Internacional de Corais no Carnagie Hall, em Nova York (2013), o Concerto Passion of Roma, na Itália (2015) e a participação no Disney Performing Arts para o programa Universal Star, nos Estados Unidos (2016)”, destaca.

Neste ano, o grupo já tem, além do espetáculo “Canções do Cinema”, dois shows com repertório natalino agendados. O primeiro, no dia 1 de dezembro, no Shopping Vila Olímpia e o outro no dia 15 de dezembro, no Festival Natal Luz de Campos do Jordão. “Somos o único coral de São Paulo convidado para esse evento”, comenta orgulhosa.

Espetáculo “Canções do Cinema”

Data: 13 de novembro (terça-feira)

Horário: às 20h

Local: Teatro Tuca – R. Monte Alegre, 1024 – Perdizes