Home / Blog / Congresso Pedagógico Pentágono: conheça o evento que faz parte da formação dos educadores da Rede Pentágono
06/11/2018

Congresso Pedagógico Pentágono: conheça o evento que faz parte da formação dos educadores da Rede Pentágono

No último sábado de outubro, dia 27, aconteceu na Unidade Alphaville o 17º Congresso Pedagógico Pentágono. O evento, que reuniu os educadores das três unidades do Colégio, é realizado anualmente e tem como principal objetivo o compartilhamento das melhores práticas pedagógicas adotadas no Pentágono. “Acreditamos que nossos educadores devem buscar sempre evoluir na direção do esforço que nos une: o de proporcionar um aprendizado amplo e consistente aos nossos alunos. E só obtém sucesso nessa escalada aquele que observa sua prática e a dos seus companheiros com um olhar crítico construtivo, visando a dominar técnicas e atitudes eficazes na disseminação do conhecimento”, afirma Romildo Valente, Diretor Executivo da Rede Pentágono.

Após uma breve introdução feita por Denise Desiderá, diretora da Unidade Alphaville, e Romildo Valente, a palavra foi passada ao convidado Lilio Paoliello, mestre em Psicologia da Educação e consultor de escolas e editoras. Em sua palestra, o especialista mostrou exemplos de aulas criativas, ministradas por professores de todo o Brasil. Todas elas contemplavam os cinco quesitos elencados pela Direção Pedagógica do Colégio como essenciais para a construção de uma boa aula. São eles: um professor desafiador e parceiro, que passe o conteúdo com clareza e contexto, dê feedback sobre o desempenho dos alunos, demonstre empatia e saiba liderar.
“A exposição do Lilio foi muito inspiradora, pois mostrou que não são necessários recursos muito elaborados para a realização de uma aula envolvente e eficaz para o aprendizado. Com uma boa preparação, os professores podem chegar a meios diferentes de passar o conteúdo e estimular a participação das turmas e sua evolução nas disciplinas”, opina Patrícia Martins Nogueira, Diretora Pedagógica Geral da Rede Pentágono.

Trocas positivas
O momento seguinte do evento foi destinado à partilha das boas práticas utilizadas em aula. Para isso, professores de todos os segmentos, das três unidades, inscreveram suas propostas, que passaram pela avaliação dos coordenadores. As 18 melhores práticas foram selecionadas para serem apresentadas, em forma de sessões, à equipe pedagógica. Cada educador podia escolher duas sessões de seu interesse para participar.

“Tivemos exposições que abordaram desde as questões socioemocionais envolvidas no processo de aprendizado até pontos relacionados à parte pedagógica em si. Poderia falar dos pontos positivos de cada sessão, mas destaco algumas que fizeram bastante sucesso entre os presentes: ´A construção do processo de identidade em sala de aula´, apresentada pelos professores André Lindenberg e Monica Aguiar; ´A lousa como recurso pedagógico`, do professor Thiago Miranda da Silva; a ‘Aula de reelaboração de provas de Matemática´, do professor Diego Mantoanelli Silva; e ´Developing story-based projects in the English language classroom´, da professora  Lilian Lara”, diz Patrícia.

“A cada ano, percebo que o Congresso Pentágono avança em excelência. Os professores nem precisam mais ser convidados: ele já se oferecem prontamente para apresentar as suas experiências e práticas de sucesso. Nesse ano, contamos com apresentações excelentes de todos os segmentos e setores e que contemplaram todas as áreas — da Educação Infantil ao Ensino Médio, além do Departamento Internacional”, relata Denise Desiderá.

Vale destacar que, na edição de 2018, os educadores também puderam se inscrever nas Oficinas Google, que ofereceram treinamento para uso das funcionalidades do serviço ligadas à Educação. “Retomamos, também, as rodas de leitura, que foram destinadas aos educadores envolvidos com o ensino da Língua Portuguesa. Elas são muito importantes, pois possibilitam a discussão fundamental para a escolha dos livros de leitura indicados às turmas”, conta Patrícia.

Para fechar essa manhã de enriquecimento profissional e pessoal, todos os participantes se reuniram em um almoço de confraternização oferecido pelo Colégio. O saldo do evento foi muito positivo e muitas boas ideias para a próxima edição já começaram a ser levantadas pelo corpo docente. “Desejamos, cada vez mais, criar condições para que as competências que os professores exercitam todos os dias sejam divididas com toda a equipe do Colégio. Quanto mais aprendermos a trocar experiências ricas e eficazes da prática pedagógica, melhores seremos em atingir coletivamente o propósito de aprendizado dos nossos alunos. Melhores educadores, maior e melhor o aprendizado, maior e melhor o Pentágono” finaliza Romildo Valente.

Confira abaixo algumas fotos do evento:
*Crédito das imagens: Les Fotografia Escolar

 

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”623″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_slideshow” gallery_width=”600″ gallery_height=”400″ cycle_effect=”fade” cycle_interval=”10″ show_thumbnail_link=”1″ thumbnail_link_text=”Visualizar thumbnails” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]