Home / Blog / Pentágono English Olympics – 1st edition: um verdadeiro sucesso!
12/12/2018

Pentágono English Olympics – 1st edition: um verdadeiro sucesso!

No dia 24 de novembro, aconteceu a Pentágono English Olympics – 1st edition. A competição, realizada na unidade Morumbi, reuniu 87 alunos alunos dos 5ºs aos 9ºs anos das três unidades do Colégio.

Após uma breve abertura em inglês, conduzida pela Diretora Pedagógica Geral da Rede Pentágono, Patrícia Martins Nogueira, a palavra foi passada ao idealizador do evento, Fernando Marassi, Coordenador de Língua Inglesa, Viagens Internacionais e Time Olímpico. Foi ele quem explicou aos participantes como se daria a competição e, por meio de um sorteio realizado na hora, dividiu os participantes das duas categorias (Jane Austen para alunos dos 5ºs e 6ºs anos e J. R. R. Tolkien para 7ºs a 9ºs ano) em grupos.

Chegou, então, a hora de colocar a mão na massa e o cérebro para criar: cada grupo deveria inventar um produto que ainda não existe, mas que seria de grande benefício para a humanidade. Para isso, deveriam montar uma espécie de protótipo usando apenas canudos de plástico, barbante e tesoura. A segunda etapa consistia na elaboração de uma apresentação para defender o produto criado: ela deveria explicar sua utilidade e a viabilidade. Todo esse processo, desde a troca de ideias até a defesa do produto, deveria ser feita, é claro, utilizando a língua inglesa!

Com a atividade, a equipe pedagógica do Colégio objetivava trabalhar as habilidades socioemocionais dos alunos, incentivar o trabalho em grupo e a cooperação, além de desenvolver sua resiliência, autonomia e capacidade de superação.

“A proposta da atividade era muito desafiadora, mas os alunos foram extremamente criativos. Surgiram projetos como uma caixa protetora para ser usada em situações de desastres naturais, robôs que fazem a manutenção de ruas e estradas, um tradutor de línguas que já faria o usuário pronunciar as frases no idioma desejado e um tipo de vírus que cura o câncer”, destacou Fernando Marassi.

Os grupos foram acompanhados o tempo todo por monitores e coordenadores. No final, um time de jurados, composto por coordenadores da área de inglês, elegeu os melhores projetos de cada categoria, utilizando como base critérios pré-definidos. Esses grupos foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze. Os alunos que demonstraram mais desenvoltura nas apresentações também receberam medalhas.

Fernando conta que o retorno dos alunos participantes foi muito positivo, sobretudo porque eles estavam esperando uma prova de inglês convencional e foram surpreendidos por algo diferente.

“Fiquei muito animada com o formato, que foi superdinâmico. A gente pôde conversar, trocar e se divertir muito, exercitando a criatividade. A oportunidade de aprender brincando, atuando junto aos nossos amigos, é muito bacana!”, comentou Luane Pizzo Mota, aluna do 9º ano A, da unidade Morumbi. Sua equipe conquistou a medalha de ouro na categoria J. R. R. Tolkien.

Para Maria Carolina Kelly Alves Silva, aluna do 5º ano A, da unidade Perdizes, a socialização foi um atrativo importante. “Quando soube que poderia conhecer e trabalhar com estudantes de outras classes e até de outras unidades fiquei animada! Confesso que, no início, achei difícil a proposta, mas depois o grupo foi se entrosando e achamos um caminho. Durante a apresentação, os jurados nos faziam perguntas e não tinha jeito: a gente precisou vencer nossas inseguranças e travas com a língua e defender nossa invenção”, disse. Pelo bom desempenho, sua equipe conquistou o terceiro lugar e levou a medalha de bronze da categoria Jane Austen.

“Sem dúvidas o ponto alto do evento foi o teamwork (trabalho de equipe). Os alunos perceberam que depois da discussão do que fariam, precisariam se dividir em tarefas para completar o desafio no tempo determinado. Os times que não trabalharam as habilidades socioemocionais e se desentenderam acabaram não tendo bons resultados”, pontua Cristina Chiochetti, Coordenadora do Departamento Internacional para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I. É como prega o ditado popular inglês: “united we stand, divided we fall”. A união faz a força!

Vale destacar que a Pentágono English Olympics também foi criada com o propósito de funcionar como uma prévia para os Times Olímpicos do Colégio, que irão participar da British English Olympics (BEO), na Inglaterra, em abril. “Esse evento é muito grande, mas tentamos dar um gostinho, um pequeno vislumbre do que eles enfrentarão lá”, Marassi. Para aqueles que não conhecem a proposta, o Time Olímpico reúne os alunos que tiveram as notas mais altas na disciplina de língua inglesa. “Esses estudantes recebem um treinamento no qual são desafiados a criar apresentações, improvisações e realizam muitas outras atividades em inglês. Também fazem simulados e preparações para os testes internacionais”, explicou Fernando.

Devido ao sucesso da primeira edição, Fernando Marassi antecipa que, no próximo ano, a Pentágono English Olympics irá incluir participantes de outras séries. O jeito é aguardar pela próxima competição e pelas atividades preparadas pela organização, que prometem ser ainda mais desafiadoras em 2019!

Confira abaixo algumas fotos do evento: