Ainda estamos em março, mas já podemos dizer que o ano letivo de 2022 está marcado por diversas novidades estruturais e pedagógicas. Uma delas é o lançamento de um material didático exclusivo e inédito, produzido por nossa equipe para atender as necessidades dos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental. 

Elaborados a partir de pesquisas, os materiais dos estudantes, na forma de fichas, tabuleiros e anexos, foram desenvolvidos para crianças em idade de alfabetização. O conteúdo foi pensado para potencializar o ensino de Língua Portuguesa e Matemática, dois componentes curriculares essenciais para a formação integral dos estudantes, de forma lúdica e humanizada, sem deixar de lado dois pilares do Colégio: Excelência Acadêmica e Ser Feliz na Escola. 

A formação continuada dos professores e coordenadores foi fundamental para que o material saísse do papel. A equipe pedagógica revisitou o currículo, fez uma análise aprofundada das habilidades e elegeu aquelas que são fundamentais para garantir que os alunos cheguem ao fim do 1º ano sabendo ler e escrever com qualidade. Em seguida, foi feito um planejamento pedagógico consistente, assertivo e inovador, que contempla também o  uso de tecnologia. 

O material de Língua Portuguesa foi organizado em sequências didáticas, a partir dos gêneros discursivos e das práticas de linguagem essenciais para a faixa etária. O conteúdo ajudará a potencializar o registro, a sistematização das aprendizagens e o desenvolvimento das competências leitora e escritora. Contempla, também, as metodologias ativas, para assegurar o protagonismo do estudante e o uso da tecnologia, que possibilita o avanço das práticas de letramento digital e multiletramentos.

Já o material de matemática contempla os objetos de conhecimento e as habilidades previstas para o 1º ano dentro de cada uma das unidades temáticas: números, geometria, grandezas e medidas, álgebra, probabilidade e estatística. Há um grande investimento no desenvolvimento do senso numérico, conhecimento imprescindível para a alfabetização matemática.

Essa proposta faz parte do plano de ação do Pentágono para potencializar a  alfabetização e o desenvolvimento do pensar matemático. Os alunos de todas as unidades já estão usando o material em sala de aula.  ▖