Home / Blog / Com 30 anos de existência, o Coral Pentágono se consolida entre os mais tradicionais de São Paulo
01/04/2022

Com 30 anos de existência, o Coral Pentágono se consolida entre os mais tradicionais de São Paulo

Não é só de “bê-á-bá” que o Colégio Pentágono é feito. Aqui, o “Do Ré Mi Fá” tem igual importância. Prova disso é o Coral Pentágono, que com seus 30 anos de história, se consolida entre os mais tradicionais da cidade de São Paulo. 

Criado em 1991 por iniciativa da direção do Colégio e da regente Alaís Dias, à frente do Coral desde então, o grupo é formado por alunos a partir do 2º ano do Ensino Fundamental das três unidades da rede. A escolha por essa faixa etária se deve ao fato de que, com essa idade, os alunos já possuem mais autonomia e comprometimento com os ensaios, garantindo um bom aproveitamento nas atividades de alongamento corporal, exercícios de respiração, interpretação de texto, expressão corporal e citações da vida e obra dos compositores estudados. 

Além de inserir os alunos em um ambiente rico em cultura e incentivar a musicalidade de cada um, as aulas de canto possuem inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar e, contribui para o processo de aprendizagem, ampliando o raciocínio, melhorando o comportamento, concentração e, por consequência, a atenção em sala de aula. 

“Existem também alguns estudos científicos que apontam para um aumento dos níveis de felicidade nos praticantes de atividades relacionadas à música e ao canto – coincidindo com os valores do Pentágono. Além disso, as aulas de Coral favorecem a redução de sintomas como ansiedade, estresse e depressão, tornando a nossa visão de mundo mais positiva e grandiosa. É uma atividade transformadora”, diz a regente. 

E por falar em felicidade, o Coral Pentágono já vivenciou grandes momentos de alegria e reconhecimento. Um deles foi quando o grupo foi convidado para participar de um encontro de corais em Nova York (EUA). “Tivemos o privilégio de cantar no famoso Teatro Carnagie Hall, em 2013, após o convite feito pelo maestro Henry Leck, um dos diretores do festival”. 

As apresentações externas não pararam por aí. O Coral Pentágono também já embarcou para a Disney, em Orlando (EUA), e para Roma (ITA), onde se apresentou na Basílica de São Pedro. No Brasil, o grupo é presença cativa nos encontros de Natal na cidade de Campos do Jordão, além de participar de apresentações em shoppings e no Festival Nacional de Corais Gran Finale. 

Ao longo desses 30 anos, já passaram pelo Coral Pentágono aproximadamente 1.700 coralistas, e o grupo gravou seis CDs interpretando grandes sucessos nacionais e internacionais. Para 2022, já está confirmada a participação no Festival de Inverno de Campos do Jordão. 

Para conhecer um pouco mais do trabalho do Coral e se encantar com o talento dos nossos alunos, assista ao vídeo completo da apresentação de final de ano, feita em 2021. ▖