O Fórum de Profissões do Colégio Pentágono já virou uma tradição e, em 2022, chegou a sua 18ª edição. Com o objetivo de auxiliar os alunos a definirem os próximos passos na escolha de suas carreiras, o evento reúne as turmas do 9º ano à 3ª série, e oferece aos estudantes a possibilidade de conversarem com professores universitários, profissionais e alunos dos mais diversos cursos acadêmicos.

“O Fórum de Profissões é uma das ações oferecidas pelo Pentágono para auxiliar os nossos alunos em uma das escolhas mais importantes de suas vidas: a profissão que vão seguir. Todos os anos, eles podem escolher duas salas, ou seja, duas carreiras. O aluno que participa de todas as edições desde o 9º ano chega no momento do vestibular já tendo conhecido 8 carreiras diferentes, contribuindo para a tomada de uma decisão mais assertiva”, explica Renata Biafore Fernandes, coordenadora do Ensino Médio da unidade Perdizes. 

Antes de participarem das atividades escolhidas, os alunos assistiram a uma plenária de abertura sobre questões importantes no processo decisório. Esse ano, essa primeira etapa do evento contou com as palestras de Ana Luiza Colagrossi e Fred José Fernandes. Ambos trouxeram reflexões sobre juventude, educação socioemocional, trabalho e os múltiplos caminhos que a vida profissional reserva. 

“A escolha de uma carreira em um mundo em transformação gera algumas indecisões e ansiedade, mas é importante ver isso sob a perspectiva de um o processo contínuo na aquisição de conhecimento, independente da sua formação acadêmica. O importante para evitar o medo e a insegurança nesse momento, é o ‘fazer’, o ‘seguir adiante’. Não tem nada mais valioso pro aprendizado do que a vivência prática, então sigam adiante, escolham um caminho, mas pensem em um futuro longo. Esse próximo passo é só o primeiro de uma jornada cheia de possibilidades, por isso, vivenciem esse momento com intensidade”, recomendou, com sabedoria, Fred José Fernandes. 

Além da possibilidade de ouvir conselhos, tirar dúvidas e conversar com profissionais das áreas pretendidas, os alunos puderam visitar os estandes de diversas faculdades brasileiras. “A gente sabe que a gama de oferta é grande, e os nossos estudantes estão em um processo de descoberta do mercado e de autoconhecimento também. O nosso objetivo é poder deixar todo esse leque de opções disponível para eles dentro do ambiente escolar, onde eles contam com o apoio pedagógico, o suporte do Núcleo de Orientação Educacional e também com as famílias, sempre presentes no processo de ensino-aprendizagem”, finaliza Renata.

A edição deste ano aconteceu de forma remota e foi a maior em números até então: foram 307 alunos inscritos, cerca de 70 profissionais convidados e mais de 30 salas de carreiras disponíveis, divididas entre as áreas de “finanças”, “criação”, “saúde/biológicas”, “engenharias”, “humanas” e um espaço especial para falar sobre “admissões internacionais”. A previsão é que em 2023 o evento volte a ser presencial, para que os alunos possam interagir e aproveitar ainda mais. Até lá! ▖