Home / Blog / Além das medalhas: Desafios pedagógicos incentivam alunos a serem protagonistas de seus aprendizados
05/05/2022

Além das medalhas: Desafios pedagógicos incentivam alunos a serem protagonistas de seus aprendizados

O empenho da nossa equipe pedagógica e o protagonismo dos nossos alunos, marcado pela vontade de vencer desafios, têm gerado excelentes frutos. Um deles é o resultado final das nossas participações nos desafios pedagógicos de nível nacional durante o ano de 2021. Ao todo, foram 172 medalhas, entre ouro, prata, bronze e menções honrosas, refletindo a nossa dedicação por uma formação de excelência 360º, isso é, que contemple as mais diversas áreas do saber. 

No entanto, muito além do resultado, a participação nesses eventos são um complemento das práticas inovadoras de ensino já exercidas no dia a dia escolar, propondo uma experiência de autoconhecimento para os nossos alunos. “Além do trabalho acadêmico, esse projeto também possibilita à nossa equipe pedagógica atuar com a questão socioemocional, enaltecendo um de nossos cinco valores: a Formação do Indivíduo, explica Patrícia Nogueira, Diretora Pedagógica Geral da Rede Pentágono. 

De acordo com a educadora, é muito importante que os alunos entendam essas atividades como uma forma de enfrentar os desafios com comprometimento e coragem. “Não serão todos que ganharão medalhas, mas a participação deve ser valorizada como parte do processo. É uma chance de testarem seus conhecimentos, ampliarem os seus horizontes e perceberem, por meio disso, a possibilidade de se aprofundar ou até mesmo descobrir assuntos de maior interesse para cada um ”, completa. 

A participação dos alunos nessas provas é opcional, mas os professores são orientados a incentivá-los. “O próprio nome do projeto já diz, é um “desafio”, e os alunos nessa faixa etária possuem esse desejo de serem desafiados. Quando conseguimos argumentar a ideia de que esse projeto vai muito além das medalhas conquistadas pelos primeiros lugares, a participação e o desempenho melhorou significativamente”, afirma. 

Além do ranking nacional, divulgado pelas instituições organizadoras de cada desafio, o Pentágono também possui um regulamento interno. Aqueles que entregam suas provas dentro desse regulamento recebem um certificado de participação e um bottom celebrativo do projeto. Os medalhistas também ganham uma camiseta especial para ser usada como uniforme – objeto de desejo entre os estudantes.. 

“Esses certificados são importantes pois fazem parte do projeto de vida do aluno, e, no futuro, irão contribuir para o portfólio nos processos seletivos de Universidades. Além disso, os medalhistas em âmbito nacional podem concorrer às vagas olímpicas disponíveis em diversas instituições de ensino superior”, finaliza. 

Confira a lista completa de medalhas conquistadas pelo Pentágono em 2021:

Total de Medalhas em 2021 

44 de Ouro | 42 de Prata | 36 de Bronze | 50 Menções Honrosas

Competição Canguru da Matemática 

3 de Ouro | 11 de Prata | 15 de Bronze | 32 Menções Honrosas

16º Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP)

1 de Ouro | 4 de Prata | 5 de Bronze | 11 Menções Honrosas | Troféu Escolas para Unidade Alphaville

Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA)

40 de Ouro | 27 de Prata | 13 de Bronze  + 1 Galileoscópio

Olimpíada de Química do Estado de São Paulo 2021 (OQSP)

Redação da aluna Maria Eduarda (9º ano) publicada entre as 20 melhores

XIV Olimpíada Brasileira de Química Jr. (OBQ Jr)

1 de Bronze | 5 Menções Honrosas

Olimpíada Brasileira de Física 2021  (OBF)

2 de Bronze | 2 Menções Honrosas