São muitos os sentimentos que envolvem o término de um período letivo: a nostalgia, o alívio, o orgulho, mas, sobretudo, a sensação de dever cumprido. Apesar de ainda termos um mês de aula, todos eles já começaram a ser vivenciados pela nossa comunidade escolar ao longo do mês de outubro, durante a realização da nossa Mostra de Projetos 2022. 

O evento, que convida pais e alunos a percorrerem a trilha do conhecimento de nossos estudantes, marca o início dos nossos “ritos de passagem”. Mesmo para aqueles que seguirão no mesmo segmento, todo ano é um novo começo, e celebrar a conclusão de cada etapa nesse percurso é fundamental para que todos desfrutem de suas conquistas. 

Na ocasião, as famílias puderam conferir o resultado de tudo o que foi trabalhado nos Projetos Integradores, criados com o objetivo de incentivar os estudantes para que aprendam de forma autônoma e participativa, partindo de problemas e situações reais. “Nessa proposta, o aluno está no centro do processo de aprendizagem, participando ativamente e sendo responsável pela construção do conhecimento”, explica a Diretora Pedagógica Geral da Rede Pentágono, Patrícia Nogueira. 

Em cada ano/série, o projeto é norteado por um tema, que leva em consideração a relevância social, de forma que os nossos alunos sejam incentivados a tornarem-se cidadãos engajados com questões de suas comunidades e do mundo, contribuindo com a transformação da realidade em que vivem, ao mesmo tempo em que aprendem.

“Esse tipo de experiência leva em consideração uma metodologia pedagógica chamada ‘Aprendizagem Baseada em Projetos’, recomendada como a técnica de ensino do século XXI, e que oferece aos estudantes a oportunidade de desenvolver habilidades como o pensamento crítico, criativo e científico, a resolução de problemas, a comunicação, empatia, argumentação, cidadania, responsabilidade e a colaboração”, reforça a educadora. 

“Tudo isso está alinhado aos nossos cinco valores: a formação de cidadão do mundo, ser feliz na escola, parceria com as famílias, excelência acadêmica e formação do indivíduo.”, finaliza.

O trabalho de pesquisa é feito de forma multidisciplinar e interdisciplinar, e envolve, ainda, saídas culturais e pedagógicas. Vale destacar que os alunos do 9º ano ainda terão pela frente a apresentação do teatro “Ver e Viver São Paulo” e a entrega do livro “Olhares”, que marcam a conclusão do Ensino Fundamental e o início de uma nova e importante etapa acadêmica: o ingresso no Novo Ensino Médio. 

Confira os temas trabalhados pelos nossos alunos do G3 ao Ensino Médio. Nos botões abaixo, também é possível acessar o álbum de fotos desse momento especial. 

G3 – De onde eu vim? Para onde vou?
G4 – Eu pertenço a um grupo
G5 – O eu, o outro e o nós
1º ano – Somos crianças 
2º ano – Eu, você e o mundo
3º ano – Você tem fome de quê?
4º ano – Biomas: conhecer para proteger
5º ano – A cidade que eu quero pra mim 
6º ano – Identidade
7º ano – Identidade e diversidade 
8º ano – Identidade e transformação
9º ano – Identidade e Olhares
Ensino Médio – Novo Ensino Médio e Itinerários Formativos