Inovação, aprendizado e solidariedade. Esses foram os ingredientes que fizeram com que a horta sustentável do 2º ano de Alphaville chegasse ao TOP 10 do Prêmio Liga STEAM – iniciativa organizada pela Fundação ArcelorMittal em parceria com a Tríade Educacional, que tem o objetivo de contribuir com os desafios atuais da educação e com o desenvolvimento do país. 

O projeto do Colégio Pentágono se destacou entre mais de 1000 iniciativas inscritas no Brasil inteiro, e surgiu como uma das respostas possíveis para o questionamento do Projeto Integrador dessa turma: “Como proteger o nosso lugar na terra?”. Diante das propostas apresentadas em sala de aula, os alunos se sentiram motivados a construir uma horta para produzirem os próprios alimentos e, também, doar parte deles para as pessoas com menor possibilidade de compra. 

No processo de criação da hora, surgiram outros tantos questionamentos, o que resultou em uma nova questão norteadora: “Como podemos cuidar da nossa horta, de forma sustentável, inclusive aos finais de semana e feriados?”.

As soluções foram construídas através de um planejamento todo pensado com base na abordagem STEAM – que integra as disciplinas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, de alguns ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU) e nos próprios conceitos de sustentabilidade. A partir daí, os alunos passaram pelos processos de brainstorming, investigação, descoberta, conexão, criação e reflexão, além de levantarem hipóteses e realizarem pesquisas, sempre tendo o trabalho em grupo como centro do desenvolvimento. 

Depois de muitas conversas, planejamento, testes e aperfeiçoamento, a hora rendeu frutos: uma farta colheita de produtos como alfaces, cebolinhas e outras verduras. 

A experiência e etapas feitas pelos nossos alunos farão parte de um e-book teórico, escrito pela Liga STEAM, no qual uma de nossas professoras contribuiu com dois capítulos. O conteúdo será distribuído gratuitamente para ajudar na formação de outros professores, principalmente das escolas públicas do país.