Caros pais e queridos alunos,

Ser feliz na escola. Este é um dos princípios que norteia o Colégio Pentágono o qual, aliado à excelência acadêmica, acolhe nossos alunos em um ambiente onde eles são constantemente estimulados a viver experiências enriquecedoras e formadoras.

Há 47 anos no mercado, temos como base do projeto pedagógico a educação humanista, cujo propósito é conferir a liberdade, o espírito crítico e o autoconhecimento para que nossos alunos sejam protagonistas do processo de aprendizagem.

Na Educação Infantil, a construção de vínculos de confiança e afeto é feita por meio de rodas de conversa, leitura e ludicidade na Matemática, além de aulas de Inglês e atividades artísticas e esportivas.

No Ensino Fundamental, há um currículo baseado na aprendizagem de habilidades e competências, a partir de aulas instigantes e interdisciplinares, estudos de meio e de um intenso projeto de leitura e escrita. Desenvolvemos a formação do indivíduo focada nas relações interpessoais e nas habilidades não cognitivas. O aluno aprende a conviver com as diferenças, a partir do conhecimento de si mesmo e do contexto social.

O Ensino Médio discute temas da atualidade e o aluno aprimora o senso crítico, intensifica a leitura e aperfeiçoa a escrita. O programa oferece excelência acadêmica em todas as disciplinas, com foco na preparação para os vestibulares. Como resultado, nos destacamos entre as melhores escolas de São Paulo no ENEM com ótima porcentagem de aprovação em exames de universidades públicas e particulares.

Acompanhando o surgimento das novas tecnologias, criamos a Oficina Maker, em parceria com o Google for Education, em que os alunos trabalham os conteúdos de sala de aula por meio do recurso tecnológico dos Chromebooks, em um espaço diferenciado e descontraído.

O Período Estendido Opcional acontece em Inglês e é oferecido para os alunos a Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental I. As crianças se apropriam do novo idioma de forma natural, e vivem a imersão na língua inglesa por meio do brincar, participando de atividades diversificadas.

Nos tornamos um centro preparatório e aplicador dos renomados exames de Cambridge, com excelentes resultados, e contamos com cursos extracurriculares de imersão no Inglês: o learn&play, para os alunos do G2 ao 5º ano, que tem como base a ludicidade no ensino; e o Bridges, do 6º ano ao Ensino Médio, com a consolidação das estruturas de nível avançado da língua.

Para nós todo o processo educacional leva em conta o aluno como pessoa e sua identidade familiar e é conduzido em estreita parceria com os pais.

Sejam bem-vindos!

Patrícia Martins Nogueira