Clique para agendar uma visita

Pentágono: um colégio, cinco compromissos

No Pentágono, consideramos que crianças e jovens são os atores principais de seu processo de desenvolvimento e que o papel da escola é favorecer esse protagonismo. Trabalhamos para desenvolver o potencial humano e de conhecimento de nossos alunos, ajudando a formar cidadãos éticos, responsáveis e capazes de realizar seus sonhos.

Para isso, contamos com um time de educadores muito bem preparados, que se desafiam diariamente a evoluir na construção de um ambiente de aprendizado cada vez mais estimulante, inclusivo e significativo.

O que nos une é a paixão por ajudar a educar crianças e jovens em um mundo em constante transformação, e o que orienta nossa ação, da Educação Infantil ao Ensino Médio, são cinco compromissos que consideramos fundamentais para o sucesso deste esforço.

1. Excelência acadêmica
Capacidade de comunicação, raciocínio lógico e visão sistêmica dão ao indivíduo condições de enfrentar qualquer desafio intelectual. Atuamos para desenvolver integralmente esses talentos, e o desempenho de nossos alunos tem confirmado que nossas escolhas pedagógicas fazem a diferença: somos destaque no ranking nacional de Redação do ENEM e estamos entre os colégios mais bem posicionados no ranking do exame em São Paulo. Além disso, nossos estudantes têm alcançado ótimos resultados nos vestibulares de universidades públicas e privadas, no Brasil e no exterior.

2. Formação do indivíduo
Entendemos que habilidades socioemocionais são fundamentais para que nossos alunos ganhem independência e autonomia pessoal e profissional. Por isso, nos preocupamos em prepará-los também para os desafios não-acadêmicos da sociedade e do mercado do trabalho.

Estimulamos a participação dos alunos – desde pequenos – na arena das assembleias de classe, para debater, negociar, liderar e encaminhar questões do cotidiano escolar.

Incentivamos os estudantes e suas famílias a prestar serviços voluntários à comunidade e a considerar novos papéis que possam exercer na sociedade.

Enfim, encaramos todas as práticas – estudos de meio, apresentações, debates, trabalhos em grupo e atividades esportivas – como oportunidades para que as crianças e jovens aprendam a conviver entre si e com o outro, exercitando o respeito, a solidariedade, a responsabilidade individual e a afetividade saudável.

3. Cidadão do mundo
Os jovens estão cruzando fronteiras cada vez mais distantes. Para isso, precisam falar a língua que lhes abre as portas do mundo. A maior parte das pessoas em todos os países tem o inglês como segundo idioma. Por isso, no Pentágono, criamos condições desde cedo para que estudem e atinjam o nível de proficiência que lhes permita circular por onde desejarem.

Integramos leitura, escrita, fala, escuta e gramática, para evitar que, depois de anos estudando o idioma, ainda haja dificuldades das crianças e dos jovens em expressar-se. A par da fluência, trabalhamos para que ampliem suas perspectivas de contato com diferentes manifestações artístico-culturais no idioma.

Acreditamos que uma terceira língua também pode fazer a diferença. Por isso, mantemos mantém o espanhol como disciplina obrigatória por quatro anos no Ensino Fundamental e estendemos a possibilidade de cursar a disciplina como opcional por mais um ano no Ensino Médio. Dessa forma, preparamos nossos estudantes para atingir proficiência que os habilita a obter as certificações internacionais no idioma.

Muitos de nossos jovens têm ingressado em prestigiadas universidades internacionais, o que é motivo de orgulho para o colégio.

4.
Parceria com as famílias
É cada vez mais desafiadora para as famílias a responsabilidade de formar os filhos. Acreditamos que adultos participativos no processo de ensino e aprendizagem de seus filhos são essenciais para o sucesso deles na escola. Por isso, cultivamos a proximidade e mantemos diálogo constante com pais, mães e responsáveis. Estamos igualmente envolvidos nos debates que os mobilizam na busca de orientações e respostas para enfrentar os questionamentos de nossas crianças e jovens.

Acreditamos ser capazes de ajudar a transformar a longa caminhada do aprendizado em uma experiência mais consciente, prazerosa e inspiradora para nossos alunos e convidamos as famílias a compartilhar conosco o desafio de conduzir os filhos nessa trajetória.

5. Ser feliz na escola
As crianças e jovens que estudam no Pentágono têm liberdade para formular perguntas e buscar respostas, expressar opiniões, demonstrar afetos e criar laços. Também crescem intelectual e emocionalmente com aulas capazes de despertar a motivação para aprender. Aqui, eles podem aprender com alegria. Encontram nos professores e coordenadores sensibilidade para suas demandas individuais e interesse por seu desenvolvimento.