O Pentágono

Fundado em 1971, o Colégio Pentágono possui quatro unidades: Alphaville, Morumbi, Perdizes Bartira e Perdizes Caiubi. São mais de 50 anos de comprometimento com a excelência acadêmica e a formação integral dos alunos, preparando estudantes de 3 a 18 anos para terem espírito crítico e autoconhecimento.

Com os valores de Excelência Acadêmica, Formação do Indivíduo, Cidadão do Mundo, Parceria com as Famílias e Ser Feliz na Escola, o propósito do Pentágono é incentivar a liberdade de manifestação do pensamento, da crítica, da emoção e da imaginação, tornando o aluno o protagonista do conhecimento.

1967
Escola Carrossel: o início de um sonho –
Nancy Izzo sonha com um ensino que leve a criança a pensar, a construir e a ter autonomia, diferente de tudo o que conhecia na época. Nancy foi uma das fundadoras da escola Carrossel, voltada exclusivamente para a Educação Infantil. “Tudo o que hoje acontece no Pentágono foi começado lá atrás, naqueles nossos primeiros passos.”

1971
Fundação do Pentágono Escola Atualizada –
As irmãs Nancy Izzo, Tanya Razzo e Suely Fares concebem a nova escola com os conceitos fundamentais de formar, informar, conscientizar, realizar e libertar. Assim, o Colégio Pentágono começa a operar em uma casa na Rua Bartira, em Perdizes, com 22 alunos.

1975
Ampliação e estruturação do Colégio –
Com o aumento da procura, o Pentágono amplia seu espaço para uma nova casa na Rua Dr. Homem de Melo, no mesmo bairro.

1978
Desejo de crescimento –
O Pentágono expande e inaugura uma nova unidade (Jardim Europa), agora na Avenida Europa, 127. A Unidade se mantém até o ano de 1988.

1980
A procura em Perdizes não para de crescer –
O Colégio Pentágono abre uma nova unidade, agora na rua Itapicuru.

1981
Incentivo ao esporte –
Como parte de uma ideia visionária de colocar a prática esportiva dentro das escolas no contraturno, o Pentágono começa a oferecer diversas modalidades para os alunos, como futebol, vôlei e basquete. Nos primeiros anos, os times já participam de competições internacionais.

1983
Expansão do Pentágono para o Morumbi –
Para atender a demanda de um bairro em expansão, o Morumbi é o próximo destino do Colégio Pentágono. Um terreno de 8,3 mil m² é comprado para a construção da Unidade Morumbi: um espaço inovador, com laboratórios, restaurante, quadras e muita conexão entre salas de aula e natureza.

1986
Mudança em Perdizes –
O antigo Convento dos Dominicanos transforma-se no novo prédio da Unidade Perdizes. Os alunos do Pentágono que estudam nas ruas Dr. Homem de Melo e Itapicuru são transferidos para um único prédio na rua Caiubi. A inauguração, claro, é feita com muita festa.

1989
Inauguração da Unidade Cidade Jardim –
O Pentágono recebe o convite para administrar a tradicional Escola do Jóquei, que ficou conhecida como Unidade Cidade Jardim. Por 10 anos, o Colégio mantém esse ponto.

1991
Criação do Coral Pentágono –
Cantores mirins conquistam os palcos do Brasil e do mundo sob regência da maestrina Alaís Dias.

1997 – 1999
Colégio Pentágono chega a Alphaville –
A pedido dos moradores de Alphaville, o Pentágono amplia sua atuação para fora da cidade de São Paulo e abre turmas para residentes da região de Santana do Parnaíba. No ano de 1999, a Unidade Alphaville é inaugurada oficialmente em um terreno de 20 mil m².

2001
30 anos de Pentágono –
A festa de aniversário corresponde à grandeza da Escola. Com o Ginásio do Ibirapuera lotado, alunos, ex-alunos, famílias e colaboradores celebram com muita alegria todos os aprendizados adquiridos no Colégio, com a certeza de que o ensino nunca pode parar de evoluir e de se transformar.

2012
Ensino do inglês torna-se mais forte na Escola –
O learn&play é criado para intensificar o ensino do idioma para alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais.

2014
Destaque no ENEM –
A Unidade Perdizes alcança a maior média do Estado de São Paulo em redação no ENEM 2014. Já a Unidade Alphaville fica em 7º lugar nessa mesma categoria.
Lançamento do programa Bridges – Surge com a proposta de preparar os alunos do 6º ano para os exames de Cambridge e aprofundar os conhecimentos da língua inglesa. Futuramente, o programa passa a atender alunos dos Anos Finais e Ensino Médio.
Centro preparatório dos Exames de Cambridge e do DELE – O Pentágono torna-se um centro preparatório para os exames de Cambridge (a partir do 3º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio) e do exame DELE – Diploma de Español como Lengua Extranjera (a partir do 7º ano até o EM).

2015
Mudança em Perdizes –
A unidade localizada na rua Bartira muda de local. Uma nova casa histórica é adquirida para acomodar as salas de aula da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental no bairro.
Associação à UNESCO – O Colégio Pentágono torna-se uma escola associada da UNESCO por ter uma educação com objetivos e valores alinhados com as propostas educacionais da entidade internacional.

2016
Nota 1000 no ENEM –
A metodologia de redação do Colégio Pentágono mais uma vez se comprova satisfatória: o ex-aluno Rodrigo Rache conquista a nota 1000 na redação do ENEM.

2018
Criação do Centro de Desenvolvimento Pentágono –
Após anos de investimento na formação da equipe pedagógica, o Colégio lança oficialmente o Centro de Desenvolvimento Pentágono, mais conhecido como CDP.

2020
Pandemia + Ensino Remoto –
Para driblar os desafios impostos pela pandemia de Covid-19, o Pentágono disponibiliza o ensino remoto para todos os alunos na mesma semana em que as aulas presenciais são suspensas. Além de ser uma das primeiras escolas a adotar o formato on-line, o Colégio também se preocupou para que as aulas tivessem a mesma qualidade do ensino presencial.

2021
Novo Prédio para o Novo Ensino Médio –
Inauguração do Novo Prédio do Ensino Médio na Unidade Perdizes, alinhado com o lançamento pioneiro do Novo Ensino Médio para os alunos.
50 anos de Pentágono – Ainda em meio à pandemia de Covid-19, o Colégio Pentágono decide celebrar 5 décadas de uma forma diferente. A campanha 50 anos, 50 toneladas mobiliza toda a comunidade escolar para ajudar quem mais necessita com cestas básicas nesse momento tão delicado.
Conquista da certificação de Escola Referência Google pelo uso profissional das ferramentas Google for Education, permitindo um ambiente educacional inovador.

2022
Colégio em rankings internacionais –
O Pentágono passa a usar o PISA para Escolas como um dos instrumentos de avaliação do ensino. O espírito inovador e pioneiro do Colégio é reconhecido também dentro de um ranking global de aprendizagem.

Unidade Perdizes/Bartira

Devido a problemas com o Sistema de Telefonia, 
pedimos que entre em contato diretamente 
com o segmento desejado:


Educação Infantil e 1º ano: (11) 99118-7339
learn&play: (11) 99119-4374
Secretaria: (11) 99108-3087
Coordenação Administrativa: (11) 99119-5763
Agendamento de visita: (11) 99108-5597