MISSÃO ÉTICA, tendo como compromisso primordial, diminuir a desconformidade que existe entre a realidade do que se passa no mundo com o que se ensina nas escolas. Os grandes desafios que afrontam a humanidade devem estar presentes em toda sala de aula, quais sejam: a deterioração do meio ambiente, os conflitos étnicos, a enorme diferença entre ricos e pobres, a crise dos valores morais, a discriminação…

ENFOQUE INTERDISCIPLINAR E TRANSVERSAL, no tratamento dado aos temas curriculares educacionais, consideradas as peculiaridades locais, aplicando sempre na ação educativa o conhecido lema “Pensar globalmente e agir localmente”. Desenvolver o Currículo Pleno das áreas do saber, a partir de abordagens inovadoras, centrando a ação educativa nos temas mundiais prioritários e, a partir daí, usar os conteúdos específicos como meios e recursos de aprendizagem.

CENTROS PILOTOS, que se comprometem a direcionar um foco pragmático comum, no que se refere à “Educação para uma Cultura de Paz”, objetivando a difusão, produzindo um efeito multiplicador, criando e compartilhando práticas inovadoras.

METODOLOGIA BASEADA NA PARTICIPAÇÃO ATIVA E NA DIMENSÃO SÓCIO-AFETIVA, centrada no protagonismo do aluno, proporcionando experiências, atividades e ações que instiguem e desenvolvam o espírito crítico e criativo. Utilização de estratégias que promovam o cultivo de técnicas e procedimentos que conduzam à construção de habilidades e competências pessoais para a resolução pacífica de conflitos da vivência cotidiana.

DESENVOLVER, ADAPTAR E GERENCIAR A APLICAÇÃO de procedimentos e materiais instrucionais inovadores e criativos, de elevado conteúdo qualitativo, explorando meios de utilizá-los em caráter mais geral e amplo, para que seus efeitos atinjam toda a comunidade educativa do país, além da própria Rede PEA.