Em 2014, nos tornamos aplicador oficial dos exames Cambridge English, presentes em nosso calendário a partir do 3º ano do Ensino Fundamental I.

Reconhecidos há mais de 100 anos para a comprovação de nível de competência linguística em Inglês, os certificados Cambridge English são aceitos pela maioria das universidades britânicas e americanas e, além de abrir portas para a educação superior, podem melhorar as oportunidades de emprego e aumentar as opções de trabalho para os nossos alunos.

No Pentágono, o exame é pago pelo colégio e a inscrição é automática aos alunos dos Programas Internacionais Extracurriculares learn&play e Bridges. Os alunos que cursam o currículo regular e optarem por fazer o exame deverão fazer a inscrição para o certificado. No segundo semestre, serão informados os valores e as datas para os exames.

Além da classificação no exame, os Certificados Cambridge English apresentam qual é o nível correspondente para aquele aluno no Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR), um padrão internacional utilizado para descrever habilidades linguísticas. São eles:

YLE – Starters

Recomendação: Aplicado aos alunos no 3º ano do EF que fazem parte do Pentágono learn&play recomendado aos alunos do currículo regular com aproximadamente 100 horas de aprendizado, entre 7 e 12 anos.

Partes do exame: Compreensão oral (Liste Ning) – 20 min; Compreensão e produção escritas; (Reading & Iritinga) – 20 min; Expressão oral (Speaking) – 5 min.

YLE – Movers

Recomendação: Aplicado aos alunos no 5º ano do EF que fazem parte do Pentágono Bridges ou learn&play do ou recomendado aos alunos do currículo regular com aproximadamente 175 horas de aprendizado, entre 7 e 12 anos.

Partes do exame: Compreensão oral (Listening) – 25 min; Compreensão e produção escritas (Reading & Writing) – 30 min; Expressão oral (Speaking) – 7 min.

YLE – Flyers

Recomendação: Aplicado aos alunos matriculados no 7º ano EF que fazem parte do Pentágono Bridges ou learn&play ou recomendado aos alunos do currículo regular com aproximadamente 250 horas de aprendizado, entre 7 e 12 anos.

Partes do exame: Compreensão oral (Listening) – 20 min; Compreensão e produção escritas (Reading & Writing) – 40 min; Expressão oral (Speaking) – 9 min.

Cambridge English: Key (KET)

Recomendação: Aplicado aos alunos no 9º ano do EF que fazem parte do Pentágono Bridges ou learn&play e recomendado aos alunos do currículo regular que já tenham dedicado aproximadamente 200 horas ao aprendizado do idioma.

Partes do exame: Compreensão e produção escritas (Reading and Writing) – 1h10′; Compreensão oral (Listening) – 30′ Expressões oral (Speaking) – 8′ a 10′.

Cambridge English: Preliminary (PET)

Recomendação: Aplicado aos alunos na 1ª série do EM que fazem parte do Pentágono Bridges ou learn&play  e recomendado aos alunos do currículo regular que já tenham dedicado aproximadamente 375 horas ao aprendizado do idioma.

Partes do exame: Compreensão e produção escritas (Reading and Writing) – 1h30′; Compreensão oral (Listening) – 35′ Expressões oral (Speaking) – 10′ a 12′.

Cambridge English First (FCE)

Recomendação: Aplicado aos alunos na 2ª série do EM que fazem parte do Pentágono Bridges ou learn&play e recomendado aos alunos do currículo regular que já tenham dedicado aproximadamente 500 horas ao aprendizado do idioma.

Partes do exame: Compreensão escrita (Reading) e uso da estrutura da língua (Use of English) –75′; Produção escrita (Writing) – 80′; Compreensão oral (Listening) – 40′; Expressão oral (Speaking) – 14′.

Cambridge English: Advanced (CAE)

Recomendação: Aplicado aos alunos na 3ª série do Ensino Médio que fazem parte do Pentágono Bridges ou learn&play, ou recomendado aos alunos que já tenham dedicado aproximadamente 650 horas ao aprendizado do idioma.

Partes do exame: Compreensão escrita (Reading) e uso da estrutura da língua (Use of English) – 90′; Produção escrita (Writing) – 90′; Compreensão oral (Listening) – 40′; Expressão oral (Speaking) – 15′.