Protagonista, ativa, participativa e amada. No Pentágono, toda criança é assim.

Na Educação Infantil, brincadeiras e interações fazem parte do projeto pedagógico. Nesta fase, as crianças começam a se conhecer e explorar o mundo à sua volta. Constroem e apropriam-se de conhecimentos por meio de suas ações, no convívio com o outro, na relação com a natureza, com espaços e materiais que envolvem ouvir, observar, comunicar e expressar nas múltiplas linguagens. Tudo isso acontece de maneira lúdica, a partir de experiências promovidas pela escola que atendem aos direitos das crianças propostos pela BNCC: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer.

Nessa idade em que tudo é “pela primeira vez”, a vivência escolar tem a missão de estimular a curiosidade inata das crianças. Para isso, os espaços de aprendizagem devem ser integrados e incentivar a investigação, a pesquisa e fortalecer a independência dos pequenos por meio de atividades em que os alunos colocam a mão na massa

A Educação Infantil é o momento mágico para se aprender um novo idioma. Estudos mostram que quanto mais cedo se iniciar o aprendizado de um novo idioma, mais rápida e fácil será a aquisição natural da língua estrangeira, já que o cognitivo das crianças favorece essa aprendizagem. Para aproveitar esse momento valioso, o Colégio Pentágono inclui aulas de inglês na matriz curricular de todos os anos escolares, por meio de uma metodologia inovadora e professores especializados.

Além do espaço e das metodologias ativas, um grande diferencial do Colégio Pentágono é a qualificação da equipe pedagógica. Desde o G3 da Educação Infantil conta com a presença de professor e auxiliar de sala, além de professores especialistas para aulas de música, inglês, maker e educação física. 

Para apoiar a estrutura pedagógica da Educação Infantil, o Colégio disponibiliza materiais didáticos de qualidade e recursos digitais que exercem uma importante função no início do processo de alfabetização e letramento, colocando a criança de maneira ativa no processo de aprendizagem.

Parceria com a família

O Colégio Pentágono é tradicionalmente conhecido por ser uma escola acolhedora e que valoriza fortemente a comunicação com as famílias. Durante a Educação Infantil, o contato constante com mães, pais e responsáveis resulta em uma comunicação efetiva sobre o dia a dia das crianças na escola.

Boa parte dessa interação ocorre pelos sites da Educação Infantil. Cada sala possui o seu próprio “portal”, que é atualizado periodicamente com informações da turma, aulas, jogos e várias atividades integradas.  

Neste ciclo, o processo de avaliação é contínuo e personalizado. Os docentes registram as interações individuais de cada criança durante as atividades propostas e desenvolvem relatórios que são encaminhados às famílias. Para intensificar o diálogo com as famílias, existe também a agenda digital para envio e recebimento de comunicados. 

Alfabetização e letramento

O processo de aprendizagem das habilidades de leitura, da escrita e da oralidade ocorre ao longo da Educação Infantil e se consolida no primeiro ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais (link)

A imersão dos alunos em experiências significativas de aprendizagem da Língua Portuguesa e da Matemática ocupa um lugar central nas propostas  relacionadas à alfabetização. O letramento na Educação Infantil ocorre tanto em atividades de introdução da criança ao sistema alfabético e suas convenções quanto às práticas de uso social da leitura, da escrita e da numeração. Esse aprendizado ocorre naturalmente, com grande influência do ambiente alfabetizador e a partir de contextos planejados, que despertam a curiosidade, a investigação, o encantamento, a brincadeira e a convivência, considerando o protagonismo do aluno.

Além desses pilares de letramento, o learn&play (link para Ensino/Departamento Internacional/learn&play), programa do Colégio Pentágono para imersão no inglês, é outro diferencial pedagógico da escola. No contraturno, os alunos fazem parte de uma rica vivência  na língua e na cultura inglesa, aplicando o segundo idioma em situações do dia a dia, como na hora do almoço, em rodas de conversa, leituras, jogos e brincadeiras. Dependendo da escolha, a imersão pode chegar a 14 horas semanais.  

Projetos Integradores | Ser e Viver

Nos Projetos Integradores da Educação Infantil, uma pergunta que deve ser respondida ao longo do ano conduz todo o trabalho realizado em sala de aula. Como parte da metodologia ativa – aquela em que os alunos assumem o protagonismo da própria aprendizagem –, cada grupo  se dedica  a pesquisar, investigar e produzir um projeto que integre todas as áreas de conhecimento. O programa é finalizado com a apresentação dos alunos e participação das famílias.

Nessa proposta de trabalho, a criança ocupa o centro do processo de aprendizado e participa ativamente dele, sendo responsável pela construção do conhecimento.

Confira abaixo os temas trabalhados em cada ano da Educação Infantil. 

G3 De onde vim? Para onde vou? – Neste ano, o foco está nas crianças e na sua história.
G4Eu pertenço a um grupo – O campo de estudo se amplia, e as crianças começam a compreender que fazem parte de um grupo maior.
G5O eu, o outro e o nós – O “mundo” se torna objeto de estudo. Além do eu e do amigo/colega/família, os alunos começam a explorar outras realidades e culturas. 

Maker e Tecnologia

A cultura Maker é um convite ao protagonismo dos alunos para novas ideias e criações, permitindo o desenvolvimento de competências como criatividade, autonomia, resolução de problemas, colaboração e empatia. No Colégio Pentágono, o Maker integra a grade curricular de todos os anos da Educação Infantil e explora, principalmente, a capacidade de invenção das crianças.

Fazem parte do currículo Maker da Educação Infantil:

– Storytelling;
– Brincadeiras e exploração;
– Prototipação;
– Circuitos elétricos (diferentes materiais condutores e isolantes);
– Uso de materiais não estruturados e blocos de montar;
– Impressões 3D;
– Uso de chromebook (indicado a partir do 1º ano do Ensino Fundamental) 

Para cultivar o espírito de inovação dos alunos, materiais e recursos digitais são essenciais. Todas as salas Maker têm chromebook, impressoras 3D, iPads, cortadora laser, materiais recicláveis e de papelaria. Com supervisão dos professores, todas as aulas são pautadas no conceito de Aprendizagem Criativa (MIT) e Project Zero (Harvard), além de utilizar abordagens do Storytelling e Design Thinking.

Ambientes de aprendizagem

O espaço físico da escola, os materiais, os brinquedos e todos os demais recursos são utilizados como instrumentos ativos do processo de ensino-aprendizagem. No Colégio Pentágono, o ambiente se torna o 3º educador, junto com os professores e os alunos. 

As salas de aula da Educação Infantil são adaptadas para as necessidades da idade e permitem a realização de diversas atividades que têm o objetivo de estimular a curiosidade,  o diálogo,  a interação, a investigação e aguçar os sentidos das crianças. 

O Colégio possui Ambientes de Aprendizagem completos, com parques, áreas internas e externas, espaços verdes, ateliê,quadras e salas sensoriais. Aqui, nossa missão é qualificar o brincar.

Agendamento de visitas

Unidade Perdizes/Bartira

Devido a problemas com o Sistema de Telefonia, 
pedimos que entre em contato diretamente 
com o segmento desejado:


Educação Infantil e 1º ano: (11) 99118-7339
learn&play: (11) 99119-4374
Secretaria: (11) 99108-3087
Coordenação Administrativa: (11) 99119-5763
Agendamento de visita: (11) 99108-5597