Avançando na descoberta do maravilhoso mundo do conhecimento com atenção para as habilidades socioemocionais.

Ao longo do Ensino Fundamental Anos Finais, os estudantes são desafiados com atividades de maior complexidade, sendo importantes o aprofundamento e a ampliação de repertórios.

Para que os jovens aprendam as diferentes lógicas de organização do conhecimento, contamos com uma equipe de professores especialistas e ampliamos a experiência pedagógica para além do período matutino. Dois dias por semana, os alunos dos Anos Finais possuem horário estendido.  

Nessa faixa etária, que corresponde à transição entre infância e adolescência, mudanças decorrentes de transformações biológicas, sociais e emocionais se tornam mais intensas. Inserido no propósito de autoconhecimento, o Projeto de Vida do Colégio Pentágono traz um olhar atento a essas mudanças e às competências socioemocionais.

O Projeto promove momentos de escuta e diálogos tão importantes na formação dos alunos. Nesse sentido, são contempladas assembleias de classe, palestras e um trabalho cotidiano que incentiva a saúde física e mental dos estudantes. Acreditamos que o olhar atento dos educadores estimula reflexões sobre o autoconhecimento, a empatia, o respeito e a cooperação, entre outras competências, visando o  protagonismo do aluno e o equilíbrio para que avance de forma saudável em seu desenvolvimento como indivíduo.

Nos Anos Finais, os alunos têm três aulas de Língua Inglesa como parte da grade obrigatória. O foco da disciplina se volta para o desenvolvimento das habilidades da língua, com destaque para a leitura e escrita. Em 2022, foi implementado o trabalho em grupo como parte da avaliação do processo de aprendizagem, o que possibilitou um maior uso da língua em contextos de argumentação.

Eletivas

No processo de autoconhecimento, os estudantes começam a cultivar interesses diversos e desenvolver habilidades em áreas específicas. No Colégio Pentágono, são oferecidas duas disciplinas eletivas nas áreas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

Para alunos do 9º ano, celebramos a conclusão do Ensino Fundamental com uma proposta de peça teatral chamada “Ver e Viver São Paulo”. Por isso, as aulas de teatro passam a integrar a matriz curricular como forma de preparar os estudantes para esse projeto e para intensificar o desenvolvimento da expressão corporal, oratória e do trabalho coletivo. 

Projetos Integradores

Integrados ao Projeto de Vida, os Projetos Integradores são norteados por eixos temáticos relacionados à identidade do aluno e ao mundo em que estão inseridos. Pela interdisciplinaridade, um grande trabalho ao longo do ano é desenvolvido com o objetivo de ampliar o repertório de conhecimentos, incentivar a autonomia e a participação ativa dos alunos, partindo de problemas e situações reais e resultando em projetos que envolvam ações sociais

Confira abaixo os temas trabalhados em cada turma do Ensino Fundamental Anos Finais. 

6º ano – Identidade – Como a valorização da minha história amplia o respeito e o cuidado com o mundo?
7º ano – Identidade e Diversidade – Considerando as três dimensões da ecologia (subjetiva, social e ambiental), como respeitar a diversidade e ter responsabilidade socioambiental?
8º ano – Identidade e Transformação – Como reconhecer-se potente na adolescência: enfrentando seus desafios e percebendo suas habilidades?
9º ano – Identidade e Olhares – Dentro do que está invisibilizado na minha cidade, o que posso fazer para que o real que não é visto venha a existir através das artes?

Saídas Pedagógicas

Os alunos são convidados a explorar o ambiente externo ao Colégio e ampliar o conhecimento: nas Saídas Culturais, o objetivo é visitar museus, exposições e instalações e participar de eventos culturais que ocorrem na cidade de São Paulo, sempre relacionados a conteúdos estudados em sala de aula. 

Já nas Saídas Pedagógicas, organizamos viagens de curto período que levam os alunos a locais específicos do Brasil com o propósito de imersão em temas previstos no nosso projeto pedagógico. 

Maker e Tecnologia

A cultura Maker é um convite ao protagonismo dos alunos para novas ideias e criações, permitindo o desenvolvimento de competências como criatividade, autonomia, resolução de problemas, colaboração e empatia. A proposta integra a matriz curricular de todos os anos do Ensino Fundamental. 

Para cultivar o espírito de inovação dos alunos, materiais e recursos digitais são essenciais. Todas as salas dispõem de chromebook, impressoras 3D, iPads, cortadora laser, materiais recicláveis e de papelaria. Todas as aulas são pautadas no conceito de Aprendizagem Criativa (MIT) e Project Zero (Harvard), além de utilizar abordagens do Storytelling e Design Thinking.

Por isso, os projetos desenvolvidos propõem: 

  • Ser mão na massa: alunos protagonistas de atividades que permitam experimentação, observação e levantamento de hipóteses;
  • Ser significativos para os estudantes: o trabalho contempla os interesses dos alunos e lhes permite desenvolver projetos pessoais, que tenham real significado para cada um;
  • Instituir um ambiente colaborativo, no qual a construção do conhecimento seja feita de forma conjunta;
  • Ser lúdicos: valem a livre experimentação e o erro como parte importante do processo.

Monitorias e Estudos

O Colégio Pentágono oferece diversas iniciativas que ajudam os alunos a organizarem seus estudos e melhorarem o desempenho em sala de aula. As monitorias estão à disposição de todos os estudantes em dois formatos:

– Encontros presenciais para potencializar o aprendizado.
Agendamentos individuais para esclarecer dúvidas ou necessidades específicas com monitores das áreas de conhecimento.

O objetivo das monitorias é desenvolver a autonomia e o senso de responsabilidade do aluno com a sua aprendizagem. Incentivamos a dedicação do estudante para que ele supere desafios e avance em seus estudos.  

Agendamento de visitas

Unidade Perdizes/Bartira

Devido a problemas com o Sistema de Telefonia, 
pedimos que entre em contato diretamente 
com o segmento desejado:


Educação Infantil e 1º ano: (11) 99118-7339
learn&play: (11) 99119-4374
Secretaria: (11) 99108-3087
Coordenação Administrativa: (11) 99119-5763
Agendamento de visita: (11) 99108-5597